Plano de Aula

Plano de aula: Formação das rochas e dos solos no planeta Terra

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Na etapa “Mão na massa”, sugerimos uma atividade de experimentação. Para complementar as observações dos estudantes, deixe um fragmento de argila exposto ao sol de um dia para outro, de modo que fique seco, mostrando à turma durante a atividade.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; peças de argila; bandejas ou recipientes planos (de plástico ou isopor, de preferência reutilizável), ou jornais; água; béqueres ou copos; colheres/bastões ou palitos de madeira; réguas; materiais impressos - especificados em cada etapa; internet ou material didático para pesquisas (livros e revistas de divulgação científica que abordem o assunto da aula); imagens da etapa “Contexto” projetadas, impressas ou recortadas de jornais/revistas.

Materiais de apoio:

-http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Rochas-1107.html?UserActiveTemplate=cprm&from_info_index=51

- http://www.mineropar.pr.gov.br/arquivos/File/escola/cadernos/caderno3.pdf

- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma e indique que nesta aula eles vão realizar experimentos e pesquisas para compreenderem o processo de formação das rochas e dos solos do nosso planeta.