Resolução da atividade - Mão na massa - CIE6_10TU04
Plano de Aula
Plano de aula: Os dinossauros estão entre nós!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), acesso à internet, tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; régua, fita adesiva, tesoura.
Flashcards (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1IW8tuvY-RJcYYSAoiyNCIK49WOCoRQlNIbW4HBdu4sw/edit)
Fichas com características evolutivas de animais (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1iZ4W25kBKLVrCnevlAlWBTfSm9QjaY-Nlh7k7Mi7ipc/edit)
Tabelas impressas para construção de um cladograma (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1DPANeX2A4TbfaDTDzydx6phokv-8tHRWO8E3TTwRDVY/edit)
Nomes dos animais impressos (disponíveis para impressão, ou passe no quadro para a turma copiar e recortar. https://docs.google.com/document/d/1guXdWvjBbVjlB30YPT1oO0yhXtFjPBJvF8DX7zKwnuU/edit)
Cladogramas para preencher (disponíveis para impressão aqui: https://docs.google.com/document/d/1vvgbkklHsa3nH17cD851nuPWQ6oxX9zM8d96iZ1hn40/edit).
Materiais de apoio:
- http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VIIB1aAdaptiveRadiation.shtml - http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIE5dQualifying.shtml - https://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/cientistas-descobrem-provas-concretas-da-bevolucao-dos-dinossauros-avesb.html - http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/noticia/2012/04/tiranossauro-rex-uma-galinha-anabolizada.html - https://istoe.com.br/3617_DO+TIRANOSSAURO+A+GALINHA+/ -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/07/31/dinossauros-diminuiram-de-tamanho-e-evoluiram-para-passaros-revela-estudo.htm#fotoNav=2 -https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2017/10/14/como-dinossauros-trocaram-os-dentes-aterrorizantes-por-bicos-de-aves.htm - https://novaescola.org.br/conteudo/3098/uma-aula-pratica-sobre-evolucao
- http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/05/23/repteis-da-cizania/
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender que todos os seres vivos têm ancestrais em comum e estão sujeitos à evolução, que é um conjunto de processos guiados pelas mutações genéticas e por transformações a nível de DNA que são passadas ao longo das gerações, resultando em transformações a nível de espécies. Os registros fósseis são evidências desses processos evolutivos porque podemos comparar os seres vivos da antiguidade com os seres atuais, traçando a história evolutiva das espécies.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO