Plano de Aula

Plano de aula: Introdução ao estudo das Placas Tectônicas

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camadas do planeta e da atmosfera

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que estuda as camadas do planeta Terra e tem como foco de trabalho o tectonismo.

Sobre esta aula: Os alunos deverão ser capazes de discutir com os colegas sobre a movimentação das placas tectônicas no globo terrestre, que provoca alterações na crosta, e fenômenos como terremotos e tsunamis.

Materiais necessários para a aula: Cada aluno deve pesquisar, estudar e levar para a aula uma notícia, salva em seu celular, com os temas tsunamis ou terremotos. Se a realidade dos alunos não permitir este tipo de atividade com o celular, peça que levem as notícias recortadas de jornais e revistas ou mesmo impressas de sites. Outra opção seria copiar as reportagens, caso não queiram ou não possam recortar; quatro folhas da atividade impressa (uma para cada grupo), para perguntarem e/ou responderem às questões dos colegas (disponível no material complementar). Esta proposta é para uma aula no estilo "Flipped Classroom" e "Peer Instruction". Para conhecer mais sobre as propostas, acesse os artigos disponíveis nestes links: https://bit.ly/2qkOXnJ (leia as páginas 85 a 93 sobre Flipped Classroom) e https://bit.ly/2GV9dD6 (leia as páginas de 6 a 12 sobre Peer Instruction). Para saber mais sobre terremotos e tsunamis, acesse: https://bit.ly/2ksFsRl.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula e diga aos alunos que eles vão relacionar a ocorrência de terremotos e tsunamis com a dinâmica das placas no globo terrestre.

Conteúdos relacionados