Plano de Aula

Plano de aula: As características e transformações das paisagens

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade contempla a identificação de características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento agrícola e do processo de industrialização. A habilidade permite trabalhar a temática por meio de paisagens em que os alunos possam verificar suas características, seus elementos e transformações de paisagens urbana e rural. O plano conta também com a elaboração de uma carta pessoal e um levantamento de hipóteses acerca das transformações da paisagem descrita pelo aluno na carta. Esta habilidade pode ser associada a outras habilidades da BNCC, tais como EF06GE01, EF06GE02 e EF06GE07.

Materiais necessários:

  • Caderno do aluno.
  • Lápis grafite e/ou caneta esferográfica e borracha.
  • Folha almaço para cada aluno.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides da contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ypjtMYEHgyqyfQR2KVZ4zTNvheA9jcSyPsBqxrUxC67sbST7AbeVxBbHfZzb/geo6-06und02-contextualizacao-imagens.pdf

Arquivo com orientações e imagens para a problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E4bcgshCc5PYkccQ3ekXX9XyqDpTMhfQet3E3dxpg2MEFmdMwgPRUfUAS6C3/geo6-06und02-problematizacao-atividade.pdf

Arquivo com orientações para a elaboração de uma carta pessoal na ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W5awUhDdAr9XQTmQ49HufuzC8Kwp6B8JDprYAEsbCTYm6MQtRnbSFTyxfERS/geo6-06und02-acao-propositiva-carta-pessoal.pdf

Arquivo com orientações para levantamento de hipóteses das transformações da paisagem para a sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RN8PAcBWBaaQVqPFmTPxD6WgkDTdBZKJY7wQtBKuMNU2aUQnWVKwcu2FhYjG/geo6-06und02-sistematizacao-atividade.pdf

Link para as imagens:

Imagem 1: Floresta de coníferas, na Califórnia. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Conifer_forest.jp. Acesso em 01 de dezembro de 2018.

Imagem 2: Plantação de hortifrutigranjeiros, em Almirante Tamandaré/PR. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Horticulture_in_Almirante_Tamandar%C3%A9_countryside.JPG. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

Imagem 3: Vista da cidade de Sintra, Portugal. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Vista_de_Sintra.jpg. Acesso em: 01 de dezembro de 2018.

Imagem 4: Plantação de algodão. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c4/Agriculture_in_Brazil.jpg. Acesso em: 02 de dezembro de 2018.

Imagem 5: Vista do Cristo Redentor, Rio de Janeiro. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Christ_on_Corcovado_mountain.JPG. Acesso em: 01 de dezembro de 2018.

Imagem 6: Avenida Paulista, São Paulo/SP, em 1890. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/Martin%2C_Jules_-_Avenida_Paulista_no_dia_da_Inaugura%C3%A7%C3%A3o%2C_8_de_Dezembro_de_1891%2C_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_%28cropped%29.jpg. Acesso em: 03 de dezembro de 2018.

Imagem 7: Avenida Paulista, São Paulo/SP, em 2012. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Paulista#/media/File:PaulistaPanorama.jpg. Acesso em: 30 de novembro de 2018.

Para você saber mais: Paisagem é o conceito central a ser abordado neste plano de aula. Tendo como base a habilidade contemplada, pode-se colocar a paisagem como um conjunto de formas e funções em constante transformações. Essas formas se dão pelos elementos na paisagem contidos, que podem ser classificados como elementos naturais e culturais. Os elementos naturais são aqueles que ainda não sofreram alterações humanas (morros, florestas, rios). No entanto, as paisagens essencialmente naturais são dificilmente encontradas, uma vez que muitas delas já sofreram interferência humana, como por exemplo a partir da alteração do relevo ou reflorestamento de uma determinada área. Os elementos culturais representam as paisagens que foram transformadas pelo homem (casas, prédios, carros). Na paisagem cultural ressalta-se a importância do desenvolvimento de técnicas e do trabalho humano os quais impulsionam a interferência humana no espaço. Destaca-se que esta interferência não é estática e sim dinâmica, assim a paisagem está em constante transformação e em diferentes tempos, sendo possível acumular formas, funções e sentidos a partir das experiências ao longo do espaço e tempo. Sendo assim, a paisagem não se dá sem as relações com a sociedade que lhe atribui sentido e função. Cabe destacar que não são atribuídos apenas sentidos técnicos e visíveis à paisagem, mas, ao mesmo tempo as diferenças estão também no olhar dos sujeitos que que vivenciam esse espaço e dão significados a eles.

Abaixo seguem algumas sugestões de leitura.

CABRAL, Luiz Otávio. A paisagem enquanto fenômeno vivido. Geosul, Florianópolis, v. 15, n. 30. p. 34-45, jul/dez. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/viewFile/14252/13053. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2018.

SERPA, Angelo. Milton Santos e a paisagem: parâmetros para a construção de uma crítica da paisagem contemporânea. Paisagem Ambiente - ensaios, São Paulo, n. 27, p. 131-137, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/paam/article/download/77376/81223/. Acesso em: 30 de novembro de 2018.

Contextos prévios: É interessante que os alunos já tenham um conhecimento prévio sobre o espaço urbano-industrial e rural e suas características, e saibam diferenciar esses espaços, assim como já tenham discutido o conceito de paisagem, sabendo diferenciar seus elementos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão do conceito de paisagem, suas características e transformações relacionadas aos espaços rural e urbano. Comente também que será elaborada uma carta pessoal descrevendo uma paisagem da vivência dos alunos e, na sequência, um levantamento de hipóteses de suas transformações a partir de uma análise da paisagem descrita na carta pessoal.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA