GEO6_06UND05 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O processo de degradação ambiental das paisagens brasileiras: causas e consequências
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos percebam as transformações que vêm ocorrendo ao longo dos anos nas paisagens naturais do Brasil, como a de grandes e importantes florestas assim como a Amazônia e a Mata Atlântica, por meio de processos degradantes desses espaços. E para isso, é proposta a metodologia de rotação por estações de aprendizagem, em que os alunos poderão participar ativamente de cada etapa.
Materiais necessários: Caderno dos alunos, lápis grafite ou caneta esferográfica, papel sulfite, cola branca, tesoura, revistas, jornais e projetor de slides.
Material complementar:
- Imagens da evolução do desmatamento na Amazônia na contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSW2dDneXf7A8jQDzG92NGRypdKpd5sjn4cQZdmeegJ8TqBrbgCPRmZ34wA/geo6-06und05-contextualizacao.pdf
- Atividades para a Estação 1 na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BWQDmy9j7465U7c6zRAhvVJPazc8M4u8Tr3nGkyJuTG6mvpY5avTazKn9cqM/geo6-06und05-estacao-1.pdf
- Atividades para a Estação 2 na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jateEehZuRydp929QCgs8CB5aW9mjBYRJwMaQRA39KBHPyeY3wzzEnZGpjdr/geo6-06und05-estacao-2.pdf
- Atividades para a Estação 4 na ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fEtXApYEmfewNEfBcjMDt627ffTwyCSCME2StapaDBE4Drdqs5w85kA3ahjQ/geo6-06und05-estacao-4.pdf
- Avaliação das estações de aprendizagem na sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eehTMx24aDABBVE5taY6htKgtBAepgvsBSBKNKV8PWxYsnEjUEqfypUfy8FH/geo6-06und05-sistematizacao.pdf
Link para as imagens:
Imagem 1: Desmatamento no Brasil 2002 a 2008. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Desmatamento_no_Brazil,_por_bioma,_de_2002_a_2008..jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.
Imagem 2: Desmatamento na Floresta Atlântica. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hillside_deforestation_in_Rio_de_Janeiro.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.
Imagem 3: Queimadas no Cerrado. In.: Desmatamento no Brasil. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Queimada_ABr_03.jpg>. Acesso em: 11 de mar. 2019.
Para você saber mais:
Vídeo acerca do desmatamento na Amazônia:
The Deforestation of the Amazon (A Time Lapse). 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hllU9NEcJyg>. Acesso em: 26 jan. 2019
Ferramenta interativa criada pela FAPESP, que poderá ser utilizada em sala de aula, como subsídio ao professor ou ao aluno: Amazônia. Revista Fapesp. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/webdoc/amazonia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Metodologias do ensino híbrido:
Três metodologias de ensino híbrido para testar na sala de aula. Disponível em: <https://www.grupociadetalentos.com.br/br/conteudo/3-metodologias-de-ensino-hibrido-para-testar-na-sala-de-aula>. Acesso em: 19 jan. 2019.
VALE, L.; SILVA, V. Rotação por estações: guia completo escrito por duas professoras. Disponível em: <https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Vídeo acerca de metodologia por estações de aprendizagem.
Rotação por estações: planejando uma aula inovadora. 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=QUBGupaKl3U>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Contextos prévios: Para desenvolver esta aula é importante que já tenha discutido com os alunos o conceito de paisagem e os elementos naturais e culturais da paisagem, assim como já tenha realizado atividades de sistematização desse conhecimento. É necessário também que os alunos tenham conhecimento mínimo acerca das principais florestas e vegetações do Brasil, tais como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. Caso seja necessário, retome os conteúdos antes de aplicar este plano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula, que consiste na discussão de como as paisagens naturais brasileiras vêm passando por um processo de transformação por meio da degradação ambiental. Informe que será proposto aos alunos uma atividade coletiva, consistindo na metodologia de rotação por estações de aprendizagem, refletindo acerca do tema proposto.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO