Plano de Aula

Plano de aula: Clima e Tempo Atmosférico

Plano 1 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

No senso comum muitas pessoas tratam como sinônimos os termos clima e tempo. Na Geografia, bem como nas Ciências Atmosféricas e da Terra, clima e tempo são fenômenos distintos e objetos de estudo de diferentes áreas do saber.

O objetivo deste plano é levar o aluno a compreender a diferença entre os conceitos de clima e tempo atmosférico.

Para a realização deste plano, os alunos devem ter em mãos o documento Ficha - Condições Atmosférica preenchido. Imprima a ficha, cujo link encontra-se no ítem Material Complementar, entregue para os alunos e peça que colem no caderno. Oriente-os a observarem ao ar livre as condições da atmosfera para preencher o formulário, que poderá ser feito em casa ou em uma aula anterior à aplicação do plano. Lembre a turma que essas informações serão necessárias para a aula subsequente.

Materiais necessários: Datashow, caderno, lápis, caneta, borracha, o documento Ficha - Condições Atmosféricas, devidamente preenchido e envelopes com frases para compor os textos sobre os conceitos de tempo atmosférico e clima.

Material complementar:

GEO6_03UND01 - Ficha - Condições Atmosféricas, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4QkBN63qMGTAMbqKqaYuDUVvxNRkP5MTJ4GA2gk5g9rbTCRzb3jW8HaAZSQs/geo6-03und01-contextualizacao-ficha-condicoes-atmosfericas.pdf

GEO6_03UND01 - Problematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8cBVnYg2uwD84hggvvT5KMACrnvwk5N6CUFTjnMmW4D2k5yBcjsGPUhFtgf5/geo6-03und01-problematizacao-imagem.pdf

GEO6_03UND01 - Frases para elaboração dos textos, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YGD9uZGUFyNEtTpvmzay3bjEa7EjZYeDDTBVxXcEnkBZ3bMvWu8VNuTTduhD/geo6-03und01-acao-propositiva-frases-para-elaboracao-dos-textos.pdf

GEO6_03UND01 - Gabarito dos textos, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aXxhy4qGxKhVtwcpTnfm7YGm779zZdMVZyHJmZmvTEUcPJcDSQUVkcXgWMdC/geo6-03und01-acao-propositiva-gabarito-dos-textos.pdf

GEO6_03UND01 - Sistematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xUAcfAVZ9yZJaXamVDYq3w7rybZUjXmZsjyuJsujBhjMBJfMqxT7tWUmsNX6/geo6-o3und01-sistematizacao-atividade.pdf

Como preparar os envelopes: Imprima o documento Frases para elaboração dos textos, link acima, e recorte as frases conforme orientação. Coloque as frases dentro de um envelope. Cada dupla ou trio deverá receber um envelope contendo todas as frases do documento, portanto, o número de cópias, assim como o de envelopes, deverão levar em conta este fator.

Para você saber mais:

Instituto Nacional de Meteorologia, disponível em:

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=clima Acesso em 16 de Março de 2019.

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/ Acesso em 16 de Março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Traga para a discussão características do clima da região onde esse plano está sendo aplicado e também informações sobre as condições do tempo do lugar no instante da aula. Para consultar as condições do tempo pode ser utilizado o site do CPTEC, disponível no ítem Para você saber mais.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula, projetando, falando ou escrevendo no quadro. Explique que na aula, por meio da análise e discussão da ficha que preencheram sobre as condições atmosféricas, eles terão a oportunidade de compreender a diferença entre tempo atmosférico e clima.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados