Plano de Aula

Plano de aula: Clima e Tempo Atmosférico

Plano 1 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

No senso comum muitas pessoas tratam como sinônimos os termos clima e tempo. Na Geografia, bem como nas Ciências Atmosféricas e da Terra, clima e tempo são fenômenos distintos e objetos de estudo de diferentes áreas do saber.

O objetivo deste plano é levar o aluno a compreender a diferença entre os conceitos de clima e tempo atmosférico.

Para a realização deste plano, os alunos devem ter em mãos o documento Ficha - Condições Atmosférica preenchido. Imprima a ficha, cujo link encontra-se no ítem Material Complementar, entregue para os alunos e peça que colem no caderno. Oriente-os a observarem ao ar livre as condições da atmosfera para preencher o formulário, que poderá ser feito em casa ou em uma aula anterior à aplicação do plano. Lembre a turma que essas informações serão necessárias para a aula subsequente.

Materiais necessários: Datashow, caderno, lápis, caneta, borracha, o documento Ficha - Condições Atmosféricas, devidamente preenchido e envelopes com frases para compor os textos sobre os conceitos de tempo atmosférico e clima.

Material complementar:

GEO6_03UND01 - Ficha - Condições Atmosféricas, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4QkBN63qMGTAMbqKqaYuDUVvxNRkP5MTJ4GA2gk5g9rbTCRzb3jW8HaAZSQs/geo6-03und01-contextualizacao-ficha-condicoes-atmosfericas.pdf

GEO6_03UND01 - Problematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8cBVnYg2uwD84hggvvT5KMACrnvwk5N6CUFTjnMmW4D2k5yBcjsGPUhFtgf5/geo6-03und01-problematizacao-imagem.pdf

GEO6_03UND01 - Frases para elaboração dos textos, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YGD9uZGUFyNEtTpvmzay3bjEa7EjZYeDDTBVxXcEnkBZ3bMvWu8VNuTTduhD/geo6-03und01-acao-propositiva-frases-para-elaboracao-dos-textos.pdf

GEO6_03UND01 - Gabarito dos textos, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aXxhy4qGxKhVtwcpTnfm7YGm779zZdMVZyHJmZmvTEUcPJcDSQUVkcXgWMdC/geo6-03und01-acao-propositiva-gabarito-dos-textos.pdf

GEO6_03UND01 - Sistematização, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xUAcfAVZ9yZJaXamVDYq3w7rybZUjXmZsjyuJsujBhjMBJfMqxT7tWUmsNX6/geo6-o3und01-sistematizacao-atividade.pdf

Como preparar os envelopes: Imprima o documento Frases para elaboração dos textos, link acima, e recorte as frases conforme orientação. Coloque as frases dentro de um envelope. Cada dupla ou trio deverá receber um envelope contendo todas as frases do documento, portanto, o número de cópias, assim como o de envelopes, deverão levar em conta este fator.

Para você saber mais:

Instituto Nacional de Meteorologia, disponível em:

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=clima Acesso em 16 de Março de 2019.

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, disponível em: http://tempo.cptec.inpe.br/ Acesso em 16 de Março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Traga para a discussão características do clima da região onde esse plano está sendo aplicado e também informações sobre as condições do tempo do lugar no instante da aula. Para consultar as condições do tempo pode ser utilizado o site do CPTEC, disponível no ítem Para você saber mais.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula, projetando, falando ou escrevendo no quadro. Explique que na aula, por meio da análise e discussão da ficha que preencheram sobre as condições atmosféricas, eles terão a oportunidade de compreender a diferença entre tempo atmosférico e clima.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados