GEO6_13UND05
Plano de Aula
Plano de aula: IPCC
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Dessa forma, esse plano de aula busca entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global.
Orientações: Nesse plano de aula os alunos irão interpretar um mapa do mundo que mostra as temperaturas globais na década de 1880 e 1980. Depois, diante o contexto aparente de aquecimento global, os alunos vão compreender o papel da criação do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e as consequências desse aquecimento. Como atividade final propõe-se que desenhem, em duplas, as possíveis consequências do aquecimento global e mostrem para os colegas. Na sistematização eles podem sugerir soluções para os problemas levantados.
Materiais necessários: Lápis de cor e canetas coloridas; folhas sulfite; cópia do mapa de comparação das temperaturas globais em 1880 e 1980; cópia do trecho do 5º relatório do IPCC de 2011.
Material complementar:
Para você saber mais:
Entenda o que é o IPCC. Disponível em: <https://www.mundovestibular.com.br/articles/754/1/ENTENDA-O-QUE-E-O-IPCC/Paacutegina1.html>. Acesso em: 26 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Consequências Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas#cite_note-Letter-2>. Acesso em: 26 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm>. Acesso em: 26 abr 2019.
Soluções para o Aquecimento Global. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/solucoes_aquecimento_global.htm>. Acesso em 26 abr 2019.
TOLEDO, Karina. Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas. PBMC. Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas>. Acesso em: 02 mai 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento dos conceitos de mudanças climáticas, agravamento do efeito estufa, aquecimento global e suas consequências.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o slide e comente aos alunos que eles vão entender, com o desenvolvimento dessa aula. os objetivos da criação do IPCC que significa Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Changes). Após a interpretação de imagens que demonstram o aquecimento global e de um trecho do 5º relatório do IPCC em 2011, os alunos devem sugerir e depois, desenhar, em duplas, as consequências desse problema. Ao final, associar o que desenharam com possíveis soluções para combater o aquecimento global.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO