GEO6_13UND06 - Atividade da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Pegada de carbono: atividades humanas e o clima
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para tal, os alunos devem compreender que o homem sofre a influência do clima, mas também o influencia e que os diferentes tipos de clima levam a sociedade a buscar meios de se adaptar e viver sobre aquele tipo de domínio. Os alunos devem refletir sobre a dimensão social relacionada aos impactos causados pela mudança climática numa escala regional e, posteriormente, entender como isso se processa numa escala local e se percebem essa diferença. Após compreender que o homem interfere no clima através de suas ações e que as emissões de gases de efeito estufa é uma dessas atividades que altera o clima, será apresentada para a turma uma das ações encontradas para amenizar esta situação: conhecer nossa Pegada de Carbono. Eles conhecerão o conceito e critérios adotados no cálculo, a Pegada de Carbono de alguns países do mundo e o resultado do cálculo para diferentes pessoas com hábitos distintos. Após análise dos resultados eles deverão comparar os resultados e levantarem hipóteses sobre os tipos de hábitos que mais contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.
Material complementar:
Atividade da Problematização:
Atividade da Ação propositiva:
Atividade da Sistematização:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que a aula trata da interferência das atividades humanas no clima. Diga para a turma que entenderão que o homem sofre a influência do clima, mas também o influencia e que, ao transformar a paisagem local, o homem pode alterar a dinâmica climática, como, por exemplo desmatamento de extensas áreas de mata nativa para cultivos agrícolas. Nesta aula os alunos compreenderão a importância da vegetação no sequestro do carbono, pois elas extraem parcialmente este gás da camada atmosférica em um ciclo fundamental para seus ciclos de vida.
Para você saber mais:
Para conhecer mais sobre o efeito estufa assista ao vídeo disponível no canal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste site você também poderá acessar um vídeo que trata somente das mudanças climáticas antropogênicas, ou seja, aquelas ocasionadas pelo homem, além de poder conhecer cenários futuros de mudanças do clima. Para assistir, acesse o link:
Fonte: Efeito Estufa. INPE. Disponível em:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO