Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas, disponíveis aqui).
Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.
Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos: “Today you will learn how to write about your favorite things.” Você pode criar um post ou enviar uma mensagem na rede social de sua preferência contendo: um breve roteiro de estudos semanal (um passo a passo do que os alunos precisam fazer na atividade) e o documento com as imagens e as atividades escritas (disponível aqui).
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Context, disponível aqui. Explique que o garoto da imagem está fazendo uma lista das suas coisas favoritas.
Convide-os para jogar “Odd One Out”! Peça que eles observem as palavras da lista do garoto e descartem a que não faz parte de cada grupo:
a) blue / yellow / red / computer
b) cat / fish / robot / lion
c) ice cream / orange / apple / watermelon
d) art / soccer / science / history
Em seguida, peça que expliquem porque descartaram cada palavra. Exemplo: geography / basketball / swimming / tennis → Geography is not a sport.
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Input, disponível aqui.
Em aulas assíncronas, explique que o garoto da imagem é Auggie Pullman, personagem principal do livro “Wonder” (“Extraordinário”), que inspirou o filme de mesmo nome.
Peça que os alunos observem o texto e identifiquem cinco coisas favoritas de Auggie (e/ou que ele ama!). É importante incentivá-los a tentar compreender o texto por meio das palavras que eles já conhecem, incluindo as cognatas.
Em seguida, eles farão as outras duas atividades propostas no Input (3 e 4), disponíveis aqui. Use a folha de atividades simplificada, disponível aqui, para aulas assíncronas.
Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui), caso eles precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Os alunos irão escrever um parágrafo curto, em inglês, sobre suas coisas favoritas (o modelo está disponível aqui). Incentive-os a usar o vocabulário apresentado na atividade anterior para completar as frases. Peça que eles compartilhem o texto com você e a turma (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom).
Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, WhatsApp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou um vídeo mostrando a correção comentada das atividades.
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que eles respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem no WhatsApp ou em um comentário do Facebook duas ou três palavras novas (relacionadas a animais, cores, alimentos, esportes e matérias escolares) que aprenderam nesta semana.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode sugerir aos alunos que:
- compartilhem com seus familiares as palavras novas que aprenderam nesta aula. Eles podem ler as palavras em inglês e explicar o significado mostrando figuras e objetos dentro de casa;
- assistam ao filme “Extraordinário” (“Wonder”) para conhecer a história de Auggie Pullman e sua família.