Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- E-mail, WhatsApp, Google Classroom, Facebook ou Messenger (para envio do documento com as imagens e as atividades escritas que serão utilizadas nesta aula, e recebimento da devolutiva da produção dos alunos);
Optativas:
- Zoom, Google Meet ou Messenger Rooms (para aulas síncronas);
- Gravador de áudio do seu próprio celular (para aulas assíncronas, você pode gravar a explicação das atividades em áudio e enviar aos alunos junto com o documento com as atividades escritas).
Em aulas síncronas, é possível aplicar este plano sem alterar muito a proposta original.
Context
Em aulas assíncronas, explique aos alunos que, na atividade desta semana, eles aprenderão algumas “magic words”, expressões em língua inglesa usadas para tornar a comunicação mais educada e gentil. Você pode criar um post ou enviar uma mensagem na rede social de sua preferência contendo: um breve roteiro de estudos semanal (um passo a passo do que os alunos precisam fazer na atividade) e o documento com as imagens e as atividades escritas (disponível aqui).
Compartilhe com os alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) a imagem do Context, disponível aqui.
Peça que os alunos observem as imagens e respondam:
a) The boy is being… ( ) impolite/ rude/ disrespectful ( ) polite/ kind/ respectful
b) The girl is being… ( ) impolite/ rude/ disrespectful ( ) polite/ kind/ respectful
c) The … is showing good manners. ( ) boy ( ) girl
Para envolver os alunos no assunto da aula, peça que eles digam como as pessoas podem demonstrar educação e boas maneiras. Sugestão: você pode fazer isso por meio de uma enquete rápida no Google Forms ou no Mentimeter.
Input
Envie aos alunos (pelo Zoom, Google Meet, Facebook ou Whatsapp) os dois trechos do livro “Good Manners in Public” (Input, disponível aqui).
Em aulas assíncronas, peça que os alunos observem o texto e indiquem quais “magic words” foram usadas por Calvin (C), Mr. Jeffers (MJ) e Erik (E).
Assim: ( ) Thank you! ( ) You’re welcome. ( ) Good morning! ( ) Excuse me. ( ) Good night! ( ) Please!
Em seguida, envie a terceira imagem do Input, disponível aqui. Peça aos alunos que relacionem as “magic words” às situações em que podem ser usadas. Veja a atividade simplificada, disponível aqui. Opção: você também pode montar um jogo da memória online (com as palavras/frases em inglês e em português) para eles jogarem no site Educaplay, disponível aqui.
Ofereça o link para um dicionário online (disponível aqui) caso eles precisem consultar o significado de alguma palavra.
Output
Mostre aos alunos a imagem do Output, disponível aqui.
Explique que eles irão produzir um “cartão de agradecimento” (“thank you card”) para alguém por quem eles têm carinho, respeito e gratidão.
Oriente-os a: escolher uma das frases sugeridas; fazer um cartão com um pedaço de papel (pode ser um pedaço de sulfite, cartolina ou folha de caderno mesmo); escrever no cartão a frase escolhida, em inglês; fazer um desenho e decorar o cartão!
Sugestões de frases: Thank you for all you do!; Thanks for making my day better!; Thanks for helping me today!; Thank you for being awesome!
Veja alguns exemplos disponíveis aqui.
Peça que eles fotografem o cartão com a mensagem que produziram e compartilhem com você e a turma (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). Nas aulas assíncronas, o ideal é que o professor determine um prazo para entrega das atividades (por e-mail, Whatsapp, Facebook, Messenger ou Google Classroom). A correção pode ser feita individual ou coletivamente, enviando um documento escrito, um áudio ou um vídeo mostrando a correção comentada das atividades.
Feedback
Para aulas síncronas: pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. Você pode abrir um documento em branco, do Microsoft Word ou do Google Docs, compartilhar sua tela e ir escrevendo o feedback deles. Ou pode ainda usar o Mentimeter (disponível aqui): você cria uma apresentação com a pergunta “What have you learnt today?”, seleciona o formato nuvem de palavras ou resposta aberta, e envia o link e o código para que eles respondam.
Para aulas assíncronas: peça aos alunos que, após finalizarem a atividade escrita, escrevam em uma mensagem no WhatsApp ou em um comentário do Facebook uma palavra nova que aprenderam e uma situação em que ela pode ser usada.
Convite às famílias
Como tarefa de casa, você pode pedir aos alunos que:
- assistam ao vídeo disponível aqui;
- compartilhem com suas famílias as “magic words” que aprenderam nesta aula;
- assistam ao filme “Extraordinário” (“Wonder”), que aborda temas como bullying, família, amor e amizade.