Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook etc.);
- Navegador web (Firefox, Chrome, Explorer, Safari etc.).
Optativas:
- FlipGrid ou Padlet;
- Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter.
Context
Explique aos alunos que esta aula é sobre pen and paper games, e eles aprenderão a utilizar o modo imperativo para ensinar as regras dos jogos da lesson.
Para ativar os conhecimentos dos alunos de forma lúdica, compartilhe o link do jogo Tic Tac Toe, disponível aqui, que eles devem conhecer como Jogo da Velha. Peça aos alunos que joguem algumas partidas e escrevam as regras do jogo como se fossem explicar para alguém como funciona.
Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe o worksheet disponível aqui, com as estruturas gramaticais que serão utilizadas na aula. Você pode pedir aos alunos que respondam aos exercícios em duplas ou pequenos grupos. Eles podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou Mentimeter, ou levá-las para um encontro síncrono.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, do WhatsApp ou do Google Meet, converse com os alunos sobre as regras que escreveram no context. Explique o que são pen and paper games utilizando o slide de context, e diga que muitos desses jogos estão disponíveis online, o que é ótimo para quem está se isolando durante a pandemia. Pergunte aos alunos quais jogos do tipo conhecem e quais jogam online, e siga as instruções para trabalhar o Imperative com eles.
Em seguida, apresente as regras do jogo Dots and Boxes. Siga as instruções dos slides para que os alunos compreendam como jogar. Quando estiver certo de que todos entenderam o jogo, compartilhe o jogo online, disponível aqui, para que os alunos se divirtam com o game e coloquem em prática as regras que aprenderam.
Compartilhe também o worksheet disponível aqui, com exercícios do modo imperativo. Os alunos podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou pelo Mentimeter.
Output
Peça que os alunos escolham um jogo do estilo pen and paper que possa ser jogado online e escrevam as instruções para os colegas. Vocês podem combinar um encontro síncrono em que cada aluno apresentará seu trabalho, ou enviar as sugestões pelo aplicativo escolhido. Vocês podem combinar também de testar os jogos e votar no mais divertido. Você pode criar uma enquete no Google Sheets e enviar o link para votação dos alunos.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode pedir aos alunos que apresentem seus jogos e leiam as instruções. Em uma aula assíncrona, você pode enviar uma imagem de um dos jogos da lesson e pedir que eles resumam em poucos tópicos as regras do jogo. Eles podem enviar suas respostas por áudio, vídeo ou por escrito.
Convite às famílias
Você pode pedir aos alunos que ensinem os jogos aprendidos aos familiares e registrem o processo em vídeo ou foto. Eles podem também perguntar quais jogos no estilo pen and paper os parentes conhecem e gravar um vídeo ensinando o jogo. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais virtuais, como o Flipgrid ou o Padlet.