Plano de Aula
Plano de aula: A exposição oral: descoberta de regularidades
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Reconhecer diferentes finalidades comunicativas em práticas orais distintas.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Revista Philologus, ano 21, n.61. Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./abr.2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em:
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revista Revele, v.6, 2013. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. A pergunta tem por objetivo estimular os alunos e alunas a refletirem sobre o quanto as maneiras de falar em público estão associadas aos contextos em que os enunciados são ditos. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO