Texto para impressão - Critérios de avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Produção e avaliação de exposições orais
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Controle do tempo de apresentação. Dificuldade de topicalizar os assuntos, levando em conta o que é mais importante.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma que complete a sentença acima. O objetivo desta atividade é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e alunas em relação ao planejamento de exposições orais. É fundamental que esse conhecimentos tenham sido desenvolvidos em aulas anteriores. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO