Atividade para impressão - Carta de reclamação
Atividade para impressão - Carta de reclamação
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura. É desejável que os alunos já tenham estudado os elementos que compõem o gênero cartas de reclamação para conseguirem realizar esta aula.
Materiais necessários: Textos escritos, caderno, lápis, canetas coloridas na cores: azul, verde, amarelo, vermelho; marcador de textos; folhas em papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm), cola.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada, de se comunicar com o outro, para isto, ele lança mão da escrita. Os interlocutores não estão em presença, há portanto um distanciamento espaço-temporal e por isto, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura” .
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão sentir dificuldades em compreender os usos dos elementos composicionais do gênero cartas de reclamação por não ser um gênero tão comum em seu meio .
Referências sobre o assunto:
ALVES, Ana Paula Martins, SERAFIM, Mônica de Souza. Carta de reclamação, sequência didática e ensino: Tripé para o desenvolvimento do discurso argumentativo infantil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 11, n. 4, p.385-402, out./dez. 2014.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2014v11n4p385/29507
O foco deste artigo é a investigação e o desenvolvimento do discurso argumentativo em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Baseado na concepção dialógica da linguagem, proposta por Bakthin, o artigo ainda traz a definição do gênero carta, por Barton & Hall e Bazerman, além de uma interessante discussão sobre “sequência didática” proposta inicialmente por Schneuwly e Dolz.
NASCIMENTO DA SILVA, Leila . A carta: um gênero textual comum na vida das crianças, in: A paragrafação em cartas de reclamações escritas por crianças (dissertação de mestrado). Pernambuco: UFPE, 2007.
Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4557/1/arquivo5459_1.pdf
Neste artigo, é possível encontrar além da definição do gênero, o trabalho de produção textual com alunos do 6º ano de escolas públicas.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).