Plano de Aula

Plano de aula: Os termos da oração na construção dos sentidos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Constituintes da oração: sujeito, verbo, objeto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: datashow para projeção dos slides. Caso não possua esse equipamento, é possível reproduzir o conteúdo no quadro; caderno para que os alunos realizarem o exercício; cópias reprográficas para que o tempo possa ser mais bem aproveitado com a atividade de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: pode ser que os alunos tenham dificuldade em fazer substituições de palavras e ainda manter o sentido das frases. Faça-os pensar na coerência entre agentes e ações.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: ao apresentar o tema, antecipe aos alunos que os termos sintagma nominal e sintagma verbal referem-se às duas partes principais da oração. A primeira tem como o núcleo o nome e a segunda, o verbo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO