Plano de Aula

Plano de aula: Os termos da oração

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Constituintes da oração: sujeito, verbo, objeto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: computador e datashow para exibição do texto e das atividades. É possível que os alunos façam as atividades em duplas, portanto, caso não tenha o datashow, os slides poderão ser impressos.

Dificuldades antecipadas: é preciso que o conceito de verbo esteja bem construído pelos alunos, que deverão ser capazes de identificar essa classe gramatical, para reconhecer a diferença entre as frases nominais e as orações, as quais servirão como objeto de análise nesta aula.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula, retomando o conceito de oração: uma frase construída a partir de um verbo.
  • Diga aos alunos que eles vão aprender sobre os outros elementos da oração que se associam ao verbo para a construção dos sentidos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO