Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo Números Quadrados Perfeitos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Números primos e compostos
Por: Allan Costa Jardim
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Allan Costa Jardim
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000;
(EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor;
Objetivos específicos
Utilizar a decomposição em fatores primos para avaliar características de números inteiros;
Identificar números que representem áreas de quadrados como números quadrados perfeitos.
Propor estratégias para se avaliar se um número é quadrado perfeito ou não.
Conceito-chave
Múltiplos, divisibilidade, decomposição em fatores primos, números quadrados perfeitos.
Recursos necessários
- Lápis de cor ou giz de cera,
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar a decomposição em fatores primos para avaliar características de números inteiros;
Identificar números que representem áreas de quadrados como números quadrados perfeitos.
Propor estratégias para se avaliar se um número é quadrado perfeito ou não.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
TEMPO SUGERIDO: 2 MINUTOS
ORIENTAÇÕES: Leia o objetivo com a turma, seja projetando via projetor multimídia e/ou imprimindo o objetivo para ser colado no caderno de cada aluno.
PROPÓSITO: Compartilhar com a turma o objetivo a ser atingido nesta aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO