Atividade para impressão - Mão na massa - Compósitos e a Bioengenharia
Plano de Aula
Plano de aula: Compósitos e a Bioengenharia
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma sequência de planos que trata sobre novas tecnologias, sejam máquinas, equipamentos ou novos materiais. Em especial, este plano tratará da aplicação técnica da classe de materiais compósitos para o desenvolvimento de próteses de alto desempenho. Para sua execução, uma pesquisa anterior se faz necessária. Entregue o roteiro de pesquisa aos alunos um semana antes da aula. O roteiro está disponível no material complementar para que você possa imprimi-lo.
CALLISTER, 2008, em seu livro “Ciência e Engenharia de Materiais - Uma introdução”, define que a classe de materiais compósitos é aquela em que ocorre a união de dois ou mais materiais para se obter uma combinação de propriedades únicas, que não são exibidas por nenhum material de forma isolada. (p. 7 e 8).
Todo compósito é formado por uma matriz (parte contínua e homogênea) e pelo reforço (parte dispersa pela matriz, responsável por suportar o carregamento). É interessante que o plano CIE7_06ME09 tenha sido trabalhado em sala anteriormente, pois tal plano discute a definição de materiais compósitos, combinação de propriedades e traz alguns exemplos de compósitos que fazem parte da vida cotidiana, como concreto armado e osso.
Caso ache necessário se aprofundar mais no tema e se familiarizar com termos como matriz, reforço e carregamento, veja:
ARAUJO,E., “ O que é um material compósito?”, ESSS, disponível em <https://www.esss.co/blog/o-que-e-material-composito/>, acesso 20/07/2018.
Fernandes, R.F., (2014) Compósito, Rev. Ciência Elem., V2(4):285, disponível em <http://doi.org/10.24927/rce2014.285> acesso 26/07/2018
Já sobre próteses:
MORSE,M., “Veja como funciona a prótese feita de fibra de carbono”, G1, disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL688303-6174,00-VEJA+COMO+FUNCIONA+A+PROTESE+FEITA+DE+FIBRA+DE+CARBONO.html> acesso 05/08/2018
BREDA, G., “Precisão de designer: entendam como funcionam e como são fabricadas as próteses de corrida para atletas sem pernas”, iQ intel, disponível em <https://iq.intel.com.br/precisao-de-design-entenda-como-funcionam-e-como-sao-fabricadas-as-proteses-de-corrida-para-atletas-sem-pernas/> acesso 06/08/2018
“Paratletismo” - infografico,Braskem, disponível em <https://www.braskem.com.br/paratletismo-infografico> acesso 06/08/18
Materiais necessários para a aula: folhas sulfite ou almaço. Roteiro impresso para pesquisa (que deve ser entregue uma semana antes), disponível no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: inicie a aula mostrando o slide à turma. Diga que os alunos irão projetar um equipamento que pertence à uma classe especial de materiais denominada compósitos. Relembre que os materiais são divididos em três grandes grupos: i. Metais, ii. Cerâmicas e iii. Polímeros (plásticos e borrachas).
Caso algum estudante questione o que são “compósitos”, responda dizendo que essa classe de materiais é formada pela união de dois ou mais materiais distintos para se obter um novo material, com uma nova propriedade específica, diferente das dos materiais que deram origem ao compósito. Se eles tiverem realizado o plano anterior, relembre-os sobre a atividade que fizeram.
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