Plano de Aula
Plano de aula: Compósitos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula faz parte de uma sequência de planos que trata sobre novas tecnologias, sejam máquinas, equipamentos ou novos materiais. Este plano tratará da classe de materiais compósitos, abrangendo desde um método simples para escolhas dos materiais até a implementação deles em máquinas e equipamentos.
CALLISTER, 2008, em seu livro “Ciência e Engenharia de Materiais-Uma Introdução”, define que a classe de materiais compósitos é aquela em que ocorre a união de dois ou mais materiais, para se obter uma combinação de propriedades única, que não são exibidas por nenhum material de forma isolada. (pg 7 e 8).
Todo compósito é formado por uma matriz, que aparece de forma contínua e homogênea por todo o material, responsável pelo formato e por transferir o carregamento. Já o reforço disperso pela matriz, que pode ser contínuo ou fragmentado, é responsável por suportar o carregamento.
Um exemplo cotidiano de compósito de reforço contínuo é o concreto armado, que consiste em uma matriz de concreto e o reforço de vergalhões de aço. Um exemplo de reforço fragmento são as piscinas, cuja fibra de vidro é curta.
Caso o professor ache necessário se aprofundar mais no tema e se familiarizar com termos como matriz, reforço e carregamento, veja:
SILVA, A.L.S., “Compósito”, Infoescola, disponível em< https://www.infoescola.com/materiais/composito/>, acesso 20/07/2018.
ARAUJO,E., “ O que é um material compósito?”, ESSS, disponível em <https://www.esss.co/blog/o-que-e-material-composito/>, acesso 20/07/2018.
Fernandes, R.F., (2014) Compósito, Rev. Ciência Elem., V2(4):285, disponível em <http://doi.org/10.24927/rce2014.285> acesso 26/07/2018.
“Compósitos aeroespaciais ganham energia para ir para os carros”, Redação do Site Inovação Tecnológica , disponível em <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=composito-aeroespaciais-ganham-energia-ir-carros&id=010170170102#.W1vMr9JKjMw> acesso 27/07/2018.
Materiais necessários para a aula: tabelas impressas, cola, linha ou limalha de ferro. tesouras, fita crepe e pincel.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: inicie a aula mostrando esse slide à classe. Diga que irão discutir sobre uma classe especial de materiais denominada compósitos. Relembre que os materiais são divididos em três grandes grupos:
- Metais
- Cerâmicas
- Polímeros (plásticos e borrachas).
Caso algum aluno questione o que são “compósitos”, responda dizendo que esse é o tema da aula e que no decorrer da aula essa pergunta será respondida.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO