Plano de Aula

Plano de aula: As redes de comunicação

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta neste plano é estabelecer a relação entre espaço e rede de comunicação, mais especificamente, a internet. Desse modo será feita uma breve introdução sobre redes de comunicação a partir do correio. A leitura dos mapas será importante para a compreensão do acesso à internet.

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite, rolo de barbante (ou outro tipo de linha, de preferência grossa) e fita (ou clipes).

Material complementar:

GEO7_07UND05 - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pM5WeGJ2HbWgwqdEu9gFX7T4FGgpYXBbpU8dYssubeGNsWVMpFXJHfYdMcHN/geo7-07und05-contextualizacao.pdf

GEO7_07UND05 - Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pvDh7UubuzwSMH8vJVEVDj5N5bTxmeVwhg2jtZ6Hgyf4rK6737aptkHcRmWQ/geo7-07und05-sistematizacao.pdf

Link para os mapas:

Internet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pM5WeGJ2HbWgwqdEu9gFX7T4FGgpYXBbpU8dYssubeGNsWVMpFXJHfYdMcHN/geo7-07und05-contextualizacao.pdf

Distribuição mundial de cabos submarinos e Acesso à internet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pvDh7UubuzwSMH8vJVEVDj5N5bTxmeVwhg2jtZ6Hgyf4rK6737aptkHcRmWQ/geo7-07und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.

Podemos entender os fluxos

É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.

Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.

Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.

LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.

Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione os estudantes a respeito do significado das palavras projetadas (ou escritas no quadro). Permita que se expressem, tentando explicar o significado para eles, provavelmente irão exemplificar com alguns sistemas de comunicação conhecidos: internet, televisão e rádio.

Para você saber mais:

As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.

Podemos entender os fluxos

É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.

Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.

Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.

LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.

Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.

THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados