GEO07_07UN01 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Caminhos indígenas: as primeiras redes de transporte e comunicação do Brasil
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano queremos estimular o pensamento espacial a respeito das primeiras redes abertas em nosso continente, os caminhos indígenas existentes antes da chegada dos colonizadores e que foram usufruída por eles posteriormente. Este plano de aula pode iniciar uma sequência a respeito das redes de transporte e de comunicação.
Materiais necessários:
- Fita crepe ou de demarcação. Caso não disponha desses materiais, o mobiliário (mesas e cadeiras) da sala podem ser utilizados para criar as “vias” que representam esses caminhos.
- Oito folhas impressas com o nome dos produtos. Se não houver a possibilidade de impressão, escreva o nome desses produtos em folhas de sulfite.
Material complementar:
Imagens para Problematização:
Atividade da Ação Propositiva:
Questões para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vbsm2rS2KSSHcha55HztfJtRDx5CTygRKrTs6dmY66RPagZjADKv8HRumQUz/geo07-07un01-sistematizacao-questoes.pdf
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o texto ou projete para os alunos. Ao tratar dos caminhos indígenas como tema do plano de aula, queremos estabelecer um marco histórico e geográfico a respeito das redes de transportes e comunicação. Pergunte aos estudantes se eles conhecem algum caminho indígena? Se já ouviram falar sobre esse assunto.
Ao visualizar um trilha, retomamos a ideia da velocidade dos deslocamentos feitos a pé, a conservação dos espaços naturais pelos povos indígenas e o questionamento: por que elas existiram?
Muitas dessas trilhas ou caminhos foram aproveitadas pelos colonizadores e transformadas em rodovias e outros espaços de circulação (como o Vale do Anhangabaú em São Paulo). Os caminhos serviram de base e referência na “modernização” de nossas redes de transportes terrestres.
Em nossa proposta de ação propositiva, a intenção é que o aluno entenda uma das funções desses caminhos: nesse caso, as trocas. Os produtos incluídos na atividade fazem parte das riquezas naturais de nosso continente (depois foram levados para outros continentes), e que eram utilizados pelos povos indígenas. Se os alunos tiveram contato com algumas características das civilizações pré-colombianas e o bandeirantismo na disciplina de História, a ação propositiva fará ainda mais sentido para eles (por exemplo, a busca por metais no interior do continente, e a utilização dos metais pelos Incas).
Como adequar à sua realidade:
Em regiões muito úmidas, ou mesmo com a presença de muitos rios, é possível que não existam trilhas ou vestígios de caminhos indígenas antigos. Questione os estudantes, por que as trilhas podem desaparecer em lugares chuvosos ou de vegetação mais densa (como florestas)? Se houver predomínio de rios, cite a importância desse elemento para os deslocamentos, comunicação e sobrevivência dos povos indígenas.
Para você saber mais:
A atual configuração do território brasileiro e das redes de transportes e comunicação foram constituídas ao longo da história conforme os meios naturais e técnicos disponíveis. Antes da chegada dos colonizadores, grupos indígenas criaram caminhos ou trilhas (como o de Peabiru) com várias funções, como a realização de trocas. Alguns tipos alimentos, instrumentos e conhecimentos estão entre os elementos trocados ao longo dos caminhos. Posteriormente essas “vias” abertas pelos indígenas foram apropriadas por colonizadores, como os jesuítas e bandeirantes. Mais tarde, esses mesmos caminhos deram origem ao trajeto de algumas importantes rodovias de nosso país.
Sobre caminhos indígenas, um exemplo importante é o “Caminho de Peabiru”:
TV BRASIL, Caminho de Peabiru - De Lá Pra Cá, 2011, (25m15s). Diponível em: https://youtu.be/7SojNJmu4NM , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, O Caminho do Peabiru - Eduardo Bueno, 2018, (16m06s). Disponível em: https://youtu.be/adQ4jgAh4nw , acessado em 10 de nov. de 2018
BUENAS IDEIAS, Bandeirantes - Eduardo Bueno, 2018, (9m13s). Disponível em: https://youtu.be/rHgpCYjKekc , acessado em 10 de nov. de 2018
ESTADÃO, Existem estradas que nasceram do caminho dos índios ,2014 . Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/geraldo-nunes/existem-estradas-que-nasceram-do-caminho-de-indios/ , acessado em 10 de nov. de 2018
Contextos prévios: É possível, e talvez importante, questionar a relação dos alunos com os meios de transporte inseridos em sua realidade. Quais meios de transporte utilizam para se deslocar até a escola? Como se chamam, ou que tipos de meios de transportes se encontram próximos do lugar onde vocês estão?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO