Plano de Aula

Plano de aula: As regiões brasileiras

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade neste plano será contemplada por meio da realização de gráficos e análise textual de uma leitura antecipada, valorizando o desenvolvimento crítico por meio da síntese de aprendizagem apresentada pela habilidade.

Materiais necessários:

Post-Its

Cartolina

Folhas sulfites

Canetinhas

Fita crepe

Lápis de cor

Material complementar:

Ação propositiva (organização da atividade realizada pelos alunos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf

Tema da aula (antecipação de estudos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cWgNwtgH7j2HaxzjgfmW2BunG2dv9h9Yw4FrVYq67JbwHMKHVyM5f4unk4Rs/geo7-10und03.pdf

Para você saber mais:

As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.

A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.

https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido

Material didático

Material acadêmico

CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Para o cumprimento desta aula é necessário antecipar o conteúdo de estudo (aula invertida) para a casa, trabalhando com uma das ferramentas de metodologias ativas presentes no contexto educacional. Os alunos deverão realizar uma leitura atenta dos textos e mapas que constam nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cWgNwtgH7j2HaxzjgfmW2BunG2dv9h9Yw4FrVYq67JbwHMKHVyM5f4unk4Rs/geo7-10und03.pdf

Os alunos deverão estar organizados em grupos de estudo para criar, a partir da leitura do material antecipado, um gráfico com a importância econômica de cada região brasileira. O resultado da atividade pode ser visto nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf

Inicie a aula perguntando se as regiões brasileiras apresentam as mesmas características econômicas. Incentive os alunos a interagir, pergunte se a região Nordeste tem as mesmas características econômicas da região Sudeste, por exemplo.

Como adequar à sua realidade:

Caso opte por desenvolver uma atividade com gráficos, utilizando as regiões de sua cidade, acesse algum site governamental de seu município para obter informações econômicas sobre as regiões e as utilize como antecipação de estudos (aula invertida) para seus alunos.

Para você saber mais:

As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.

A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.

https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido

Material didático

Material acadêmico

CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

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