GEO7_10UND02 - Rascunho
Plano de Aula
Plano de aula: Regionalização do Brasil (IBGE)
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade mencionada será desenvolvida a partir da criação de croquis de mapas sobre as regiões brasileiras, sendo estes elementos utilizados para analisar o desenvolvimentos socioeconômico das regiões por meio da comparação de dados entre os trabalhos produzidos e apresentados pelos alunos. Essa construção auxiliará na elaboração e interpretação de gráficos, transpondo a leitura da informação em dados e vice versa. Uma vez que o reconhecimento das regiões deve partir por meio de comparações, que posteriormente irá validar a criação e interpretação de gráficos.
Materiais necessários:
- Livros didáticos de Geografia;
- Cartolinas ou papel pardo;
- Atlas;
- Quadro;
- Projetor;
- Canetinhas;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
Material complementar:
Problematização: imagem Crianças desorganizadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K9z6yXT87Zjsnz9McQQ8mRKJvVmt5hKNmMeCDvTMzskjDFR4bd5vAgM2va2x/geo7-10und02-problematizacao-imagem-criancas-desorganizadas.pdf
Problematização: imagem Crianças agrupadas:
Ação Propositiva: mapa do Brasil (IBGE):
Ação Propositiva: sugestão de atividade:
Para você saber mais:
A divisão territorial do Brasil utilizando como referência o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é a regionalização de reconhecimento oficial do governo e consequentemente utilizada por institutos de pesquisa. Para isso, estabeleceu-se que esta demarcação do território viesse a ser utilizada como construção didática no processo de ensino e aprendizagem,como por exemplo, as relações do espaço natural, social e econômico das regiões, elementos que são trabalhados os espaço formais de educação, sobretudo na educação básica, evidenciando as 05 macrorregiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) como elementos de compreensão dos aspectos políticos, naturais e sociais do Brasil.
BAGLINI, Rodrigo. GEOGRAFIA /Regionalização do Território Brasileiro - Aula 03 (Formação do território brasileiro ).2017. (7m27s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aZEDVEdyoZY&list=PLIK1tl-hqwm_oe7WuQ48UmYkZOpFrHVsE&index=3. Acesso em :20/11/2018
GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/.
Acesso em: 14/11/2018
IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em :15/11/2018
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018
Contextos prévios:
O conhecimento sobre o conceito de região facilitará a dinâmica da aula, para isso utilize esse material de linhas didáticas para estruturar o assunto caso necessário https://www.youtube.com/watch?v=H7Il6LiiHHI
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Comente com os alunos que nesta aula eles irão reconhecer as regiões do Brasil e que cada grupo realizará um croqui (rascunho) das regiões do Brasil. Para isso é necessário organizar a sala de aula em 5 grupos de trabalho e entregar para cada grupo livros didáticos, atlas, uma cartolina ou papel pardo. Caso a escola não disponha de cartolina ou papel pardo, será necessário utilizar as folhas dos cadernos dos alunos para a realização da atividade.
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