GEO7_02UND02 - Ação Propositiva - Jogo Colorido
Plano de Aula
Plano de aula: Atividades econômicas e expansão do território brasileiro
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A mencionada habilidade visa desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. Portanto, o objetivo específico deste plano é distinguir, ou seja, observar e entender as características das principais atividades econômicas brasileiras que promoveram, entre os séculos XVII e XIX, a interiorização territorial.
Para execução da etapa de Ação Propositiva, sugere-se grupos de 4 alunos, para que possam jogar em duplas. A configuração sugerida para a partida é 2 x 2. Se considerar conveniente, faça grupos de 6, para configuração 3 x 3. Para facilitar os trabalhos, você poderá organizar os agrupamentos antes do início da aula.
Caso a sua realidade não se adeque à projeção das imagens, imprima-as ou escolha, em livros, jornais e revistas, obras de arte representativas das atividades econômicas desenvolvidas no interior do Brasil. Sugere-se também a consulta dessas pinturas online por meio do celular dos alunos.
Materiais necessários: quadro, folhas de sulfite, lápis, borracha, lápis de cor e caneta hidrocor.
Material complementar:
Atividade para Ação Propositiva - versão colorida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BE8MT6XkjZHv4ncSkabHMpZWpTtnzzcYut6kwmMsYcYdRj5vUyDnXRp9wkG9/geo7-02und02-acao-propositiva-jogo-colorido.pdf
Atividade para Ação Propositiva - versão em preto e branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/87m8azCecy2ZrgtjxtyqBX5ARwEV5wwTKCfwz5x2umPHJKVc2CutJmTssbk7/geo7-02und02-acao-propositiva-jogo-pb.pdf
Link para as imagens:
Antônio Parreiras - A Derrubada Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Parreiras#/media/File:Ant%C3%B4nio_Parreiras_-_A_Derrubada.jpgAntônio Parreiras - Conquista da Amazônia Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Parreiras-conquista.jpgRodolfo Amoedo - Ciclo do Ouro Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_ouro_(Rodolfo_Amoedo)Candido Portinari - Lavrador de Café Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22O_Lavrador_de_Caf%C3%A9%22,_1939,_C%C3%A2ndido_Portinari._(MASP,_S%C3%A3o_Paulo,_SP,_Brasil)_(18001978694)_(cropped).jpg
Como adequar à sua realidade: Se houver um museu em sua localidade, cogite levar os alunos a ele para um trabalho de campo orientado. Selecione obras que retratem aspectos da economia local, da força de trabalho empregada e da paisagem, guiando os alunos em uma observação atenta e registro escrito de cada obra escolhida.
Para você saber mais:
O território brasileiro interiorizou-se através dos processos de ocupação e do desenvolvimento de atividades econômicas que tiveram início no século XVII. Costuma-se, em bibliografia, dividir a história econômica e territorial em quatro fases relacionadas aos séculos em que ocorreram: XVI, XVII, XVIII e XIX. Cada século possui suas particularidades, pois cada ciclo macroeconômico foi acompanhado de ciclos secundários e, consequentemente, de fluxos populacionais em direção ao interior daquele que, mais tarde, seria o território brasileiro. A exploração do pau-brasil e das drogas do sertão, o cultivo da cana-de-açúcar, a extração do ouro e o plantio do café são exemplos da evolução da economia brasileira, cuja distribuição espacial era, até século XIX, em formato de arquipélago. Para informações detalhadas sobre essa questão ver:
BOLIGIAN, Levon . et al. ?Geografia: espaço e vivência - 7º ano.? 5?ª ed. São Paulo: Atual, 2013 (capítulo 2);
THÉRY, Hervé e DE MELLO, Neli. Atlas do Brasil: Disparidades e dinâmicas do território. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2018 (capítulo 2).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
O percurso para a aula objetiva contextualizar quatro atividades econômicas desenvolvidas no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, responsáveis por provocar a expansão do território brasileiro. A problematização tem como enfoque a utilização da metodologia de análise iconográfica como ferramenta de observação atenta das pinturas, com a finalidade de identificar aspectos da paisagem e da força de trabalho de cada atividade. Para aprofundamento lúdico, essas e outras atividades são apresentadas num jogo proposto para a Ação Propositiva. Para sistematizar o conhecimento dos alunos, sugere-se a execução de uma pintura (desenho) com características equivalentes às obras observadas.
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