Plano de Aula

Plano de aula: As características de uma monarquia absolutista em exercício

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Do mercantilismo ao capitalismo

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pedaços de papel, 10x5 cm brancos.

Pedaços de papel, 10x5 cm coloridos.

Material complementar:

Imagens

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3SpPDjU6TgyWZUX2fgFstpaZS6VurjtwXgqtqEG9xNDsd5JMmWvFyDewUD9p/his7-17und02-imagens.pdf

O arquivo apresenta dois monarcas, Luís XIV e Mswati III, um francês do século XVII e um africano, contemporâneo, respectivamente.

Ambos representam o poder absolutista exercido em dois períodos históricos, mas com características muito próximas.


Para você saber mais:
AFP. Reino de eSwatini, ex-Suazilândia, vota, mas rei mantém poder absoluto. In: Em.com.br Internacional. 21 set. 2018. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/09/21/interna_internacional,990655/reino-de-esuatini-ex-suazilandia-vota-mas-rei-mantem-poder-absoluto.shtml. Acesso em: 21 abr. 2019.

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo : Brasiliense, 2004.

ARIES, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da Renascença ao século das luzes. V. 3. Companhia das Letras: São Paulo, 2010.

BURKE. Peter. A fabricação do rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. São Paulo, Paz e Terra, 1982.

LA BOÉTIE, Etienne. Discurso da servidão voluntária. 1571. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/zip/boetie.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.

MARTINS, Sérgio. Luís XIV. 04 nov 2014. Disponível em: http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/luis-xiv/14651. Acesso em: 21 abr. 2019.

ALMEIDA, Andréia Fernandes de; SILVEIRA, Adinan Rodrigues da. Uma releitura do poder no estado absolutista. In: Legis Augustus. Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 69-84, jan./jun. 2013.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

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