Fontes
Plano de Aula
Plano de aula: Território e poder centralizado: a base para a constituição dos Estados Nacionais
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Do mercantilismo ao capitalismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Mapa-múndi.
Material complementar:
Textos
Dois trechos de textos que tratam especificamente da formação das monarquias nacionais durante o século XVI. O Texto I, de Michel Morineau, é apresentado o processo que fez uma a Europa feudal instituir Estados Nacionais. Já no Texto II, Fernand Braudel afirma que a afirmação dos Estados
foi motivada por questões econômicas.
Mapa I
Mapa do território europeu, entre os século XIV e XV, chamado de “A grande cisão”. Para facilitar a compreensão dos alunos optou-se por usar o termo “divisão”, que se refere à constituição das monarquias nacionais.
Mapa II
Mapa produzido no fim do século XVI que apresenta a delimitação geográfica das monarquias europeias.
Para você saber mais:
ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo : Brasiliense, 2004.
BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo na época de Felipe II. Lisboa. D. Quixote, 1983.
CESAR, Júlio. A evolução do Mapa Múndi. In: Magnus Mundi. 7 set. 2016. Disponível em: https://www.magnusmundi.com/a-evolucao-do-mapa-mundi/. Acesso em: 21 abr. 2016.
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. São Paulo, Paz e Terra, 1982.
HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 21 ed. Rio de Janeiro. Guanabara, 1996.
MORINEAU, Michel. O século XVI: 1492-1610. Lisboa. Dom Quixote, 1980.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer
isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO