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Plano de aula: Os bandeirantes na América portuguesa

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto.

Material complementar:

Monumentos históricos aos bandeirantes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cVA5DdHGMtRYVjxeShhWGZCySX9KcCGMJQ2AjKZvwHpyjASDhZDNhK9ayxFs/his7-11und04-monumentos-historicos-aos-bandeirantes.pdf

Imagens da escultura Monumento às bandeiras e da estátua de Borba Gato, ambas em São Paulo, valorizam a figura dos homens que no período colonial desbravaram o sertão e escravizaram e exterminaram populações indígenas.


Os bandeirantes e a violência

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tzTXtcVrvHDdghc28DMuzyKqdshUvEYFtj3g4FbwnQTB2NHsYhcY6ZM9DtpW/his7-11und04-os-bandeirantes-e-a-violencia.pdf

Capítulo do livro A História do Brasil explicada aos meus filhos, escrito pela historiadora Isabel Lustosa. Neste texto, a autora explica de forma simples a dicotomia que reside na figura do bandeirante, reconhecendo a sua contribuição para o processo de interiorização do país, ao mesmo tempo que
esclarece os seus hábitos violentos contra a população indígena.

“Monumento às bandeiras homenageia aqueles que nos maltratam”.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83qcDtvf3edePdutgZjfwtBCJyazv5bB3fDEUdG67jsD97SXDEDtE6ef3hFu/his7-11und04-monumento-as-bandeiras-homenageia-aqueles-que-nos-massacaram.pdf

No ano de 2013 o Monumento às bandeiras foi pintado com tinta vermelha por um indígena. O fato teve repercussão nacional, dividindo as opiniões entre os que acreditavam ser um ato de vandalismo e outros que o viram como um protesto político contra o genocídio indígena. Defendendo esta última posição, Marcos Tupã, coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa, escreveu uma carta-resposta. No trecho selecionado há apenas a introdução desta matéria.

Para você saber mais:FOLHA DE S. PAULO. Estátua do Borba Gato e Monumento às bandeiras são pichados em SP. In: Folha.UOL. 30 set. 2016. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/09/1818322-estatua-do-borba-gato-e-monumento-as-bandeiras-sao-pichados-em-sp.shtml.
Acesso em: 19 mar. 2019.

FÓRUM. “Monumento às bandeiras homenageia aqueles que nos massacraram”, diz liderança indígena. In: Revista Fórum. 5 out. 2013. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/monumento-as-bandeiras-homenageia-genocidas-que-dizimaram-nosso-povo-diz-lideranca-indigena/.
Acesso em: 19 de mar. 2019.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 1990.

LUSTOSA, Isabel. A História do Brasil explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

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