Plano de Aula

Plano de aula: A função da resenha

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies III (reading with a purpose)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Professor, você precisará de um computador e um datashow para expor os slides da aula. Porém, caso não possua esses recursos, pode imprimir os slides em tamanho grande e colar em cartolinas que deverão ser afixadas no quadro. Além disso, traga para a sala dicionários para auxiliar os alunos na produção escrita.

Context

Tempo sugerido: 03 minutos.

Orientações: Mostre as imagens acima para despertar a reflexão dos alunos. Pergunte aos alunos o que veem na imagem e leve-os a refletirem sobre o público do gênero resenha. Pergunte:

• Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: A woman thinking about something; a woman trying to choose something; positive and negative gestures.
  • Let's suppose that she has to decide about something. What do you think these two gestures indicate to her? Possível resposta: Probably, she has two different opinions about something: the positive and the negative ones.
  • As you know, our aim in this class today is to elaborate a review. Look at the picture and imagine that this woman wants to read a book. How can she know if the reading is going to satisfy her? Possivel resposta: She can read some review and, after that, decide to read the book or not. So, she wants to know if the book is good or bad, right?
  • With these ideas in mind, can you define what a review is and who reads it? Possível resposta: It's a kind of text showing an opinion about something, in our case a book. It is for people who want to know if it's worth to read it or not. Reviews help readers with this decision.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO