Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_01UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1838/materiais-escolares
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Antes da aula síncrona, envie uma mensagem para os alunos pedindo que deixem suas mochilas arrumadas como se fossem para a escola e próximas a eles.
No encontro síncrono, acesse e visite com os alunos o site da loja virtual Staples. Convide os alunos para um passeio virtual na loja. Abra na página inicial. Pergunte aos alunos se eles já acessaram uma página semelhante, quais os itens vendidos por essa loja, como se compra em lojas virtuais, etc. Diga que o interesse de vocês nessa loja é por materiais escolares. Pergunte como vocês poderiam achar na loja o que procuram. Espera-se que algum aluno indique a pesquisa no campo de busca escrevendo “school materials/supplies”. Realize a busca e explore com os alunos os itens que aparecerem na tela, relembrando ou ensinando o nome de cada ítem (eraser, sharpener, notebook, pencil, pen, backpack, etc). Você pode, ainda, simular com os alunos uma compra no site, pedindo indicações dos materiais para acrescentar ao carrinho, trabalhando/revisando quantidades e valores.
Input
Compartilhe na tela o slide do Input e realize os procedimentos indicados no plano. Se quiser tornar o momento mais interativo, crie uma apresentação no Mentimeter com as perguntas sugeridas ("What do you think she is going to do on this video?" e "What’s in her backpack? Try to guess an item!") e envie no chat o link para a participação dos alunos. Compartilhe na tela os resultados. Apresente o vídeo e comente sobre as previsões guiando-os com as perguntas sugeridas no plano.
Diga aos alunos que eles vão participar de um jogo e apresente o slide 2, explicando conforme as orientações.
Aprenda como utilizar o Mentimeter aqui!
Output
Apresente o slide com as regras do jogo, explicando cada uma. Monte os times pelas letras iniciais dos nomes ou meses/data de aniversário (alunos com iniciais de A-K no time 1, e de L-Z no time 2, ou aniversariantes de janeiro a junho no time 1, e de julho a dezembro no time 2), ou outra estratégia que julgar eficaz. Um aluno de cada time, alternadamente, deve abrir sua câmera, mostrar sua backpack e dizer duas frases verdadeiras e uma falsa sobre o que tem em sua mochila. O professor deve fazer as marcações dos pontos feitos por cada equipe e mediar o jogo seguindo as orientações do slide.
Se quiser mais ideias de jogos para aulas online, acesse aqui.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada pontos.
Convite às famílias
Estimule os alunos a realizar o jogo com seus familiares. Eles devem explicar as regras e, se preciso, ensinar os nomes dos objetos escolares em inglês. Será um momento de diversão em família.