Plano de Aula

Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica.

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópia dos textos “Por que a água faz os olhos arderem?” e “é possível morrer de frio?” . Disponíveis em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-a-agua-faz-os-olhos-arderem.phtml#.W4rp8OhKjIU e http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/e-possivel-morrer-de-frio.phtml#.W4rsNOhKjIU

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido contato com o gênero textual que será trabalhado, portanto o texto será apresentado e serão analisadas as características do gênero.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais

Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.
Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos
  • Pergunte se conseguem apontar as características desse gênero textual. Faça perguntas para instigá-los: “Quais as características de um texto científico?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”, “Alguém lembra de alguma revista que traga esse gênero? Qual?”

Professor:

O objetivo é fazer com que os alunos percebam que os textos de divulgação científica possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo diversas informações em uma linguagem clara e objetiva.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO