Plano de Aula

Plano de aula: Marcadores discursivos de exemplificação e conclusão em textos de divulgação científica

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de explicação e mecanismos de paráfrases

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam as principais características de um texto de divulgação científica , os diferentes marcadores de conclusão e exemplificação e a função desses dentro do texto.

Materiais necessários: Cópias dos textos “Por que a cor do fogo muda?”, “Por que a pele perde o bronzeado?” e “Por que partes do corpo formigam?” lacunados.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar mais de uma opção de resposta , portanto, é importante que se analise cuidadosamente esses casos.

Referências sobre o assunto:

Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba

Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2

Marcadores discursivos em textos de divulgação científica.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO