Plano de Aula

Plano de aula: Circunferência e lugar geométrico

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e seus elementos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)

Objetivos específicos

Estudo da circunferência: Conceito de circunferência como lugar geométrico de todos os pontos que estão a uma mesma distância (definida previamente) de um ponto central.

Conceito-chave

Circunferência, lugar geométrico, raio, diâmetro.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Copos plásticos de café;
  • Esquadros.
  • Régua;
  • Barbante;

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Noção de raio e diâmetro de circunferência;
  • Noção de número complexo, .

Sugestões de Leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estudo da circunferência: Conceito de circunferência como lugar geométrico de todos os pontos que estão a uma mesma distância (definida previamente) de um ponto central.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO