GEO8_21UND02 - Ação Propositiva - Reportagens
Plano de Aula
Plano de aula: As regiões polares e suas fragilidades
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Providenciar, seja por meio de impressão ou projetor, as reportagens que serão utilizadas na ação propositiva indicada no slide 8. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.
Material complementar:
Reportagens - Ação propositiva:
Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VzGqgPnAXZYVzW7ZHFzDB3bcxthMessvsUQ7g4gqzaSsgAcM4b432buC68XN/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf
Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VeZnuMWz5xdvPNnXNu48f7zPASnUGcS6YTHKDmrVNathFj9etXWZNq7mHym/geo8-21und02-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf
Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zZQNNDPhvUD6EQWNfahaVBQVRNVFeNdDb9TVNQm5VpKfr3dRURgQ8jMd94SH/geo8-21und02-contextualizacao-artico-slide-6.pdf
Para você saber mais:
Fonte: SIMÕES, J. C. Ciência Antártica para o Brasil: um plano de ação para o período 2013-2022. Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas, Brasília, 2013. pp. 3-6, disponível em: http://www.ufrgs.br/inctcriosfera/arquivos/PlanoAcaoCienciav1.10.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: O que há de mudanças climáticas na onda de frio na Europa?, de Deutsche Welle, disponível em: https://www.dw.com/pt-br/o-que-h%C3%A1-de-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas-na-onda-de-frio-na-europa/a-42776248
Acesso em: 12 de dezembro de 2018.
Fonte: Antártida já foi coberta por florestas há 250 milhões de anos, de Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2017/11/antartida-ja-foi-coberta-por-florestas-ha-250-milhoes-de-anos.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: Antártida Verde, de Evanildo da Silveira, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-verde/ Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: Aquecimento global já atinge até as regiões mais frias do planeta, de Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/aquecimento-global-ja-atinge-ate-regioes-mais-frias-do-planeta.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: Antártida - Tratado da Antártida, de Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/acessibilidade/item/878-tratado-da-antartida Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Fonte: MARINHA DO BRASIL. Tratado da Antártida e Protocolo de Madri. Brasília, 2016. pp 1-5, disponível em: https://www.marinha.mil.br/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/tratado-protocolo-madri.pdf Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, comente com os alunos que as regiões polares possuem fragilidades que são consequências dos nossos atos no dia-a-dia. Em seguida, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio das transformações climáticas e dos impactos negativos na biota que ocorrem devido à desenfreada ação antrópica em todo o mundo. Como exemplo, comente sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera, os lixos despejados em locais inapropriados, sobretudo no que tange aos mares e oceanos. Mencione também o consumismo que está diretamente vinculado ao desperdício de materiais ainda em condições de uso, a utilização exacerbada de materiais que possuem períodos prolongados de decomposição (como plásticos, borracha e metais encontrados em aparelhos celulares que, por sua vez, podem impactar negativamente o solo e o lençol freático), dentre outros.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO