Plano de Aula

Plano de aula: As regiões polares e suas potencialidades

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica ambiental. Disputas pelo controle da Antártida

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE21) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Providenciar impressão da tabela indicada no slide 9 para que os alunos realizem a proposta apresentada. Caso não seja possível, reproduzi-la no quadro e solicitar aos alunos que transcrevam em seus cadernos. Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola.

Material complementar:

Atividade - Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2N8vteur3vQRnxMJeCZWdCVnk6h3tb7MVW5chbqMj3xyCHYNbPhMYfk5AEU/geo8-21und01-sistematizacao-atividade.pdf

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ESJdSxfUkfhfUc3SH7Z2zvUWkXhTFyQpRcwQWg8Kgp29cXG3PH8yEa3mH6GU/geo8-21und01-contextualizacao-mapa-mundi.pdf

Antártida - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zxyTSEf3RKr8HRHhBjfzNZZmEmfjHqPEXA2QmReQuttbfWXXwuxTWdtqTwxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-4.pdf

Antártida - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EKpGw2SZj98t7P9SPp8ZqAwvukBhNs56q2EkKbbpqUzjpCMeEFCFWa7T4Qxq/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-5.pdf

Antártida - slide 6: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2d4yjzHbTGupnTN4R4sGAktjU2UQyHGQt5Gq7FsdvBDDqXk3YKfmTsmB5Ac5/geo8-21und01-contextualizacao-antartida-slide-6.pdf

Ártico - slide 7: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEhtV4YUeqU3SFhhrc848qCUB9KKyfJWgktGsmAdTAZzvbV2X3EwnaPHZc9n/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-7.pdf

Ártico - slide 8: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fvFrfh2VpnstDxsVt8u9YVMmn6pJC9V8kDUfAE79yknMyQdSCQNayPXtA6pT/geo8-21und01-contextualizacao-artico-slide-8.pdf

Para você saber mais:

Fonte: MIGUENS, Altineu Pires. Navegação: A Ciência e a Arte. Vol.3 Navegação Eletrônica e em Condições Especiais. Diretoria de Hidrografia e Navegação, Rio de Janeiro, 2000. pp 1541-1547, disponível em: http://antartica.cptec.inpe.br/~rantar/mat_outros/cap41_dhn_navegacao_polar.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida termômetro do mundo, de Heitor e Silvia Reali, disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/antartida-termometro-do-mundo/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Antártida, o colossal continente branco, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/antartida-colossal-continente-branco/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Bem-vindo ao Ártico, de Andrea Panizza, disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-2/bem-vindo-ao-artico/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.

Fonte: Massas de ar, de Thiago Azeredo, disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/massas-de-ar.html Acesso em: 17 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, comente com os alunos como as regiões polares possuem potencialidades que devem ser conhecidas e consideradas por todos. Ressalte que todo lugar tem sua relevância, em diversos contextos, e com as regiões polares não é diferente. Neste momento, comente sobre as características morfoclimáticas dessas regiões e sua relação com os demais climas existentes no planeta. Exponha, também, a necessidade de preservação dessas áreas, habitat natural de espécies que necessitam dessas áreas para sobreviverem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados