GEO8_09UND03 - Ação Propositiva - Exemplos de Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: Barreiras protecionistas no comércio mundial
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas de Cartolina, folha tamanho A1 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).
Materiais complementares:
Exemplos de notícias para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf
Para você saber mais:
Barreiras Comerciais
Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/803-barreiras-comerciais>
Acesso em: 27 Mar. 2019
Acordos da OMC
Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/1885-omc-acordos-da-omc>
Acesso em: 27 Mar. 2019
Entenda como se resolvem disputas na OMC
Disponível em:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/entenda-como-se-resolvem-disputas-na-omc.html
Acesso em: 27 Mar. 2019
Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização
Disponível em:
Acesso em: 27 Mar. 2019
Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Disponível em:
Acesso em: 27 Mar. 2019
Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, será necessário que você solicite que os alunos pesquisem e leiam previamente notícias na internet, usando os seguintes termos “Barreiras Comerciais”, “Medidas protecionistas”, “OMC”, “Estados Unidos” e “BRICS”.
Oriente eles a pesquisarem os termos separadamente e depois em conjunto e selecionarem algumas notícias para trazer para a aula pelo menos 3 notícias cada um.
Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno.
Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 Minuto
Orientações: Apresente o Tema da Aula e diga que eles irão compreender de forma colaborativa um pouco mais sobre as relações comerciais entre BRICS e EUA. Se necessário, relembre aos alunos quais são os países chamados BRICS e não deixe de destacar que o Brasil está incluído neles.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO