Plano de Aula

Plano de aula: Importações e Exportações entre os BRICS e seus principais parceiros

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará imprimir alguns materiais produzidos especialmente para ela.

Materiais complementares:

Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QPnWqprXMjSxjkcK5kzYWmhd8AfuVQHjxsbwWHhxDDUhJAqPeMmGpYWGB9fK/geo-09und04-acao-propositiva-principais-parceiros-comerciais.pdf

Siglas dos Países (imprimir para consulta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4F8z7XWgAH4pM5mpP9MGMvB6ThqhpbfGA2bgHw2YEuQ8WQbbkDVcn9GPcC4B/geo-09und04-acao-propositiva-sigla-dos-paises.pdf

Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3VnQRQpMjk8STR8EB2RFrnV2nHU3gEhUzdxw8WxFQ3H2GUJDG6EE9S5R2vmk/geo-09und04-acao-propositiva-perguntas-indutoras.pdf

Para você saber mais:

Para compreender um pouco melhor sobre o comércio internacional, sugere-se a leitura dos sites e materiais disponibilizados abaixo:

COMÉRCIO EXTERIOR: O QUE É E O QUE FAZ?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

As Empresas Brasileiras e o Comércio Internacional (Livro digital)

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

The Observatory of Economic Complexity (dados sobre importação e exportação)

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Balança comercial brasileira: Semanal

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Contextos prévios: Para boa execução deste plano é importante que você já tenha trabalhado o tema “BRICS” com seus estudantes. Caso queira utilizá-la sem ter passado por esse assunto, peça que eles façam, antes da aula, uma pesquisa sobre quem são os BRICS e qual sua importância no contexto econômico mundial.

Para deixar a aula mais dinâmica peça que os alunos procurem em suas casas e conversem com os membros da família sobre se existem produtos importados entre os que são utilizados cotidianamente. Peça que eles anotem quais os países eles encontraram produtos importados.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles relembrem quem são os BRICS. Pergunte ainda sobre a opinião deles sobre a importância dos Estados Unidos na economia mundial. Uma vez apresentado o tema e reconhecidos os atores, passe para a próxima etapa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO