GEO_09UND04 - Ação Propositiva - Sigla dos Países
Plano de Aula
Plano de aula: Importações e Exportações entre os BRICS e seus principais parceiros
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você precisará imprimir alguns materiais produzidos especialmente para ela.
Materiais complementares:
Tabela com os Principais Parceiros Comerciais (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)
Siglas dos Países (imprimir para consulta)
Perguntas Indutoras (imprimir uma cópia para cada grupo de 4 alunos)
Para você saber mais:
Para compreender um pouco melhor sobre o comércio internacional, sugere-se a leitura dos sites e materiais disponibilizados abaixo:
COMÉRCIO EXTERIOR: O QUE É E O QUE FAZ?
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
As Empresas Brasileiras e o Comércio Internacional (Livro digital)
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Exportação e importação: Qual a diferença e quais suas vantagens?
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
The Observatory of Economic Complexity (dados sobre importação e exportação)
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Balança comercial brasileira: Semanal
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Contextos prévios: Para boa execução deste plano é importante que você já tenha trabalhado o tema “BRICS” com seus estudantes. Caso queira utilizá-la sem ter passado por esse assunto, peça que eles façam, antes da aula, uma pesquisa sobre quem são os BRICS e qual sua importância no contexto econômico mundial.
Para deixar a aula mais dinâmica peça que os alunos procurem em suas casas e conversem com os membros da família sobre se existem produtos importados entre os que são utilizados cotidianamente. Peça que eles anotem quais os países eles encontraram produtos importados.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e peça que eles relembrem quem são os BRICS. Pergunte ainda sobre a opinião deles sobre a importância dos Estados Unidos na economia mundial. Uma vez apresentado o tema e reconhecidos os atores, passe para a próxima etapa.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO