Plano de Aula

Plano de aula: Cortiços e Favelas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho. Assim como a habilidade EF08GE10, que busca distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos, que pode se inspirar nesse plano de aula para buscar movimentos sociais comuns em cortiços e/ou favelas.

Materiais necessários: Vídeo Cortiço x Favela, de Maiara Lisboa, em 01/09/2009, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uCxnnuAcr5w. Acesso em 28/03/2019.

Para você saber mais:

Sobre o assunto consulte o trabalho escolar: “Favelização: As Favelas e os Cortiços” , disponível em: http://www.geografia-ensinareaprender.com/2014/07/favelizacao-as-favelas-e-os-corticos.html. Acesso em 28/03/2019.

A matéria: Os cortiços eram melhores que as favelas”, por Anthony Ling, em 25/10/2013, discorre a criação dos cortiços no Brasil no século XIXdisponível em: https://caosplanejado.com/os-corticos-eram-melhores-que-as-favelas/. Acesso em 28/03/2019.

Sobre os problemas dos cortiços consulte: “Cortiços: o mercado habitacional de exploração da pobreza”, por Luis Kohara, em 05/09/2012. disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Corticos-o-mercado-habitacional-de-exploracao-da-pobreza/5/25899. Acesso em 28/03/2019.

Sobre tipos de cortiços e suas características, disponível em: http://bibocaambiental.blogspot.com/2012/04/corticofavela.html. Acesso em 28/03/2019.

Sobre definição de favela e dados mundiais a respeito acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Favela. Acesso em 28/03/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Nesse plano de aula os alunos irão diferenciar a origem e formação de cortiços e favelas e apontar os principais problemas nesses ambientes. Cortiços e favelas são habitações precárias comuns em cidades grandes do mundo, inclusive nos países da América Latina. Geralmente ocorrem em áreas irregulares e apresentam como principal característica a falta de infraestrutura. Os alunos vão assistir a um vídeo (2 min e 12s) que apresenta imagens de cortiços e favelas com fundo sonoro de poesia ou música (Trecho do Livro O Cortiço, e música Eu Sou Favela, Seu Jorge). Na sequência, propõe-se que discutam a temporalidade, contexto e história do surgimento desses lugares e apontem os principais problemas comuns encontrados no cotidiano da população que ali vive.

O produto final é uma encenação de alguns dos problemas levantados pelos alunos, como uma cena de teatro. Para isso, você pode dividir a sala em grupos de 3 a 5 pessoas para que exponham a maior quantidade de problemas possíveis. Lembre-se de diferenciar grupos: alguns que devem trabalhar com o contexto do cortiço e outros com contexto da favela.

Se achar interessante, pode fazer um trabalho interdisciplinar com o professor(a) de Língua Portuguesa a respeito do livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e acerca da música de Seu Jorge.

Como adequar à sua realidade: Se houver alunos que vivenciam essa realidade, explique que irá abordar o assunto pelo contexto histórico e que eles podem relatar suas experiências ou problemas observados para o produto final sugerido nesse plano de aula. Sobre favelas de São Paulo consulte: http://www.sp-turismo.com/sao-paulo/favelas.htm. Acesso em 28/03/2019

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e formação de regiões metropolitanas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO