Plano de Aula

Plano de aula: Índice de Gini: desigualdade social

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Segregação e desigualdade socioespacial. Modernização e gentrificação.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE17 que busca analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE16 que pretende analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

Materiais necessários: Letras das músicas: “Tempos difíceis” do Racionais MC's e do “Rap da desigualdade social” dos autores Johnny Mariano, Gabriel Santana; Mapa Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014).

Material complementar:

Letras das músicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3KSRxZ25yvxa8MGjR6C2p5YY2A5jh7sq5fX2VUuSXteJjHX5qFEA33c2DAR/geo08-17und05-contextualizacao-letras-das-musicas.pdf

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XJmKdkzwwAPEgkbEQ46hK56zxgxHjM6CPXZUeCUTMzs8RHByt4XbqCcbxfyB/geo08-17und05-problematizacao-mapa.pdf

Para você saber mais:

“Tempos difíceis” do Racionais MC´s (04min 13s). Clip disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=vm8jVBgD4mI. Acesso em 03/04/2019.

“Rap da desigualdade social” (02min 02s) dos autores Johnny Mariano, Gabriel Santana. Intérpretes: Gabriel Santana, Rafael Alves, Luís Fernando. De 07/11/2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=39&v=k3_u4LmBTbw. Acesso em 03/04/2019.

Mapa Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014). Fonte: Wikipedia, por M Tracy Hunter em 13/07/2014. Sob licença CC-By3.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2014_Gini_Index_World_Map,_income_inequality_distribution_by_country_per_World_Bank.svg. Acesso em 03/04/2019.

Sobre desigualdade social consulte: https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social/. Acesso em 03/04/2019.

Sobre o Índice de Gini, acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini. Acesso em 03/04/2019.

Também: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2048:catid=28. Acesso em 03/04/2019.

E: https://www.dicionariofinanceiro.com/indice-de-gini/. Acesso em 03/04/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano, seria interessante que os alunos tivessem conhecimento dos conceitos de urbanização, crescimento desordenado das cidades e ocupação de áreas irregulares e periféricas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esse plano de aula aborda as desigualdades socioeconômicas a partir de letras de músicas de rap (“Tempos difíceis” do Racionais MC's e Rap da desigualdade social” ). Eles irão discutir a ideia de desigualdade social a partir dos exemplos escutados nas músicas e, na sequência, analisar e compreender o Índice de Gini, indicador socioeconômico que mede a desigualdade social de um lugar, ou seja, o grau de concentração de renda em determinado grupo apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O produto final é um verso curto de rap ou poesia que demonstre casos ou exemplos de desigualdades sociais como os apresentados nas músicas.

Você irá precisar das letras das músicas sugeridas impressas para dar aos alunos. Essa encontram-se no material complementar. A atividade deverá ser realizada em duplas.

Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar o tema de acordo com sua cidade ou Estado pensando em exemplos concretos, em ambientes onde os alunos têm experiências associadas a desigualdade social.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO