Plano de Aula

Plano de aula: Mapas no Google Earth

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar elementos da ocupação do solo, considerado como parte do ordenamento territorial em países da América com o apoio do Google Earth.

Para realizar essa atividade, será preciso instalar nos computadores da escola o Google Earth PRO (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html). Outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.

Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet e o programa Google Earth PRO instalado (ou versão web).

Material complementar:

Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)

Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)

Para você saber mais:

- Ordenamento territorial consiste na gestão da relação entre o ser humano e o espaço natural. Por exemplo, os órgãos públicos devem gerenciar a ocupação das áreas no município evitando moradias em lugares que podem ocorrer um deslizamento de encosta, indicando qual é a melhor área para se construir novas moradias.

- Para conhecer mais sobre ordenamento territorial acesse o site do Ministério do Meio Ambiente.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/ordenamento-territorial. Acesso em: 5 de abril de 2019.

- Cidade do México e São Paulo em contraste

Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/spcmentrevista.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

- Para aprofundar mais no tema, leia o artigo

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mercator/v13n3/1676-8329-mercator-13-03-0063.pdf. Acesso em: 7 de abril de 2019.

Contextos prévios: Conhecimentos prévios de cartografia e urbanização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula o tema será sobre a ocupação do solo, que dá subsídios para para entendermos o ordenamento territorial de determinadas regiões. Explique para os alunos o que é ordenamento territorial.

Como adequar à sua realidade: Você pode imprimir fotos da sua cidade de áreas muito urbanizadas e de bairros com menos pessoas. Analise com os alunos a ocupação dessas duas áreas, pensando na disponibilidade de serviços, como saúde, educação, transporte público, etc.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados