GEO8_18UND03 - Problematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Mapas no Google Earth
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Por: Leandro Campelo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar elementos da ocupação do solo, considerado como parte do ordenamento territorial em países da América com o apoio do Google Earth.
Para realizar essa atividade, será preciso instalar nos computadores da escola o Google Earth PRO (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html). Outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.
Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet e o programa Google Earth PRO instalado (ou versão web).
Material complementar:
Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)
Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)
Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)
Para você saber mais:
- Ordenamento territorial consiste na gestão da relação entre o ser humano e o espaço natural. Por exemplo, os órgãos públicos devem gerenciar a ocupação das áreas no município evitando moradias em lugares que podem ocorrer um deslizamento de encosta, indicando qual é a melhor área para se construir novas moradias.
- Para conhecer mais sobre ordenamento territorial acesse o site do Ministério do Meio Ambiente.
Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/ordenamento-territorial. Acesso em: 5 de abril de 2019.
- Cidade do México e São Paulo em contraste
Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/spcmentrevista.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.
- Para aprofundar mais no tema, leia o artigo
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mercator/v13n3/1676-8329-mercator-13-03-0063.pdf. Acesso em: 7 de abril de 2019.
Contextos prévios: Conhecimentos prévios de cartografia e urbanização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula o tema será sobre a ocupação do solo, que dá subsídios para para entendermos o ordenamento territorial de determinadas regiões. Explique para os alunos o que é ordenamento territorial.
Como adequar à sua realidade: Você pode imprimir fotos da sua cidade de áreas muito urbanizadas e de bairros com menos pessoas. Analise com os alunos a ocupação dessas duas áreas, pensando na disponibilidade de serviços, como saúde, educação, transporte público, etc.
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