Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as imagens, o texto e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma independente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- Quais características podem ser observadas no atual mapa do Chile e da Bolívia?
- Quais possíveis motivos levam a Bolívia, até hoje, a querer a devolução do território perdido no passado?
- O que é uma Constituição política?
- O Estado boliviano trata a questão da saída para o mar como um tema importante?
- Quem são os responsáveis por tratar dos assuntos relacionados aos interesses marítimos na Bolívia?
Questões para responder:
- O território do Chile possui alguma vantagem geográfica? Qual?
- Faz sentido que a Bolívia mantenha uma Marinha funcionando? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos analisem os documentos e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa, encaminhe as duas fontes sugeridas e os questionamentos por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios, para analisarem os documentos conjuntamente, conversando através de e-mail, Whatsapp ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive.
Questões para refletirem:
- De quais maneiras as fronteiras dos países podem ser formadas?
- Ao observar o mapa, podemos identificar qual a diferença em comparação com os limites atuais do território da Bolívia?
Questões para responderem:
- Quais benefícios a alteração no território da Bolívia poderia trazer para o Chile?
- Por que a Bolívia ainda sente-se insatisfeita com as delimitações do território?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala ou por escrito. Você pode responder às questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você.
Sistematização
Nesta etapa, você pode continuar trabalhando com os mesmos grupos da problematização, propondo que produzam, conjuntamente, um termo de acordo, se comunicando através do Whatsapp, e-mail, Google Sala de Aula ou outro meio.
Outra opção pode ser dividir a turma em duas equipes: uma representando o Chile e outra representando a Bolívia. Nesse caso, peça para que cada time produza uma declaração com os próprios interesses e que, depois, façam uma negociação com o outro país, de modo que cada equipe tenha que abrir mão de alguns pontos para chegarem a um acordo. Se preferir, as equipes podem ser menores, de forma que haja mais de uma representando cada país. Lembre-se que a quantidade de equipes deve ser em números pares. Escolha alguns alunos para atuarem como mediadores nos acordos, ou exerça você esta função.
Para discutir uns com os outros, os grupos podem utilizar chamadas de áudio ou vídeo, pelo Whatsapp ou Google Meet.
Convite às famílias
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Outras Sugestões
Este plano pode ser trabalhado juntamente com o plano HIS8_06UND05, que trata dos conflitos entre Uruguai, Argentina e Brasil, na bacia do Prata. Neste caso, os alunos podem ser divididos em duplas ou trios, alguns grupos ficam encarregados de analisar fontes referentes ao conflito no Prata e outros as fontes referentes ao conflito no Pacífico. Solicite que, posteriormente, compartilharem as observações.
Outra possibilidade pode ser trabalhar estes dois planos em parceria com o professor de Geografia, o que pode contribuir, bastante, para a compreensão sobre organizações espaciais e conflitos territoriais entre nações.