Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma independente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- Como são as roupas das pessoas presentes na coroação de D. Pedro I?
- Como é a decoração do local retratado na pintura?
Questões para responderem:
- Ao observar esta pintura, você consegue identificar qual parcela da sociedade presente na coroação do imperador?
- Os elementos do quadro sugerem a influência da cultura européia? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem os documentos e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito ou por meio de áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios, pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar as duas fontes sugeridas e os questionamentos por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios, para analisarem os documentos conjuntamente, conversando por e-mail, Whatsapp ou Google Meet.
Outra opção é dividir a sala em grupos e separá-los em duas partes: para uma, distribuia o trecho da "Constituição de 1824" junto às respectivas questões; para outra, distribua o trecho do livro "Brasil: uma biografia", sobre a Confederação do Equador, junto às respectivas questões.
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos no grupo da sala ou por escrito. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhadas com a sala toda de uma vez.
Se optar por trabalhar uma fonte com cada grupo, ao invés de duas, você pode pedir para que produzam pequenos textos com base nas respostas às questões sobre as fontes, para serem compartilhados com os grupos que analisaram a outra fonte, e vice-versa.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e para você, para que faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da carta ao Imperador do Brasil com as reclamações dos revoltosos da Confederação do Equador, os estudantes podem trabalhar individualmente, em agrupamentos ou, até, com a classe toda, construindo um texto colaborativo.
Para isso, você pode pedir para que eles mandem frases, trechos e reclamações que gostariam de acrescentar à carta. Com elas, você pode construir um texto juntando estas informações, como numa colcha de retalhos.
Outra opção seria propor que os alunos coloquem as cartas, feitas individualmente ou em grupos, em um mural no Padlet, de forma que possam ler e comentar as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Para aprofundar os conhecimentos sobre a história do Brasil, as famílias podem assistir à série História do Brasil, do historiador Bóris Fausto, que apresenta de maneira bastante didática as principais características de cada período histórico do Brasil, e está disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).