Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, com o infográfico sobre impostos e bem-estar, e a captura (print) do slide com a imagem da barra de ouro do século XVIII e as informações. Junto, encaminhe as questões propostas. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Infográfico sobre impostos
- Você conhece os 5 primeiros países apresentados na tabela?
- Por que esses países apresentam esse índice?
- Você acredita que quanto mais imposto um país arrecada menos desigualdade social existirá nesse território? Por quê?
- Você concorda com a posição do Brasil no gráfico apresentado?
Imagem da barra de ouro
- O que as inscrições da peça de ouro indicam?
- Qual seria o objetivo da Coroa em cunhar estas peças?
- Como os governos fazem para ter controle sobre o dinheiro em um país?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe os dois documentos com os trechos da Carta de Pedro Almeida ao rei, do livro “HIstória do Brasil”, de Boris Fausto, e alguns questionamentos.
Carta de Pedro Almeida ao rei
- Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
- Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
- Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
- De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
- Segundo o relato o que aconteceu?
Trecho de “História do Brasil”
- Qual a relação entre os motivos que levaram a Revolta de Vila Rica e as ideias iluministas existentes nesse período?
- Os impostos durante o período colonial eram destinados para qual fim?
- Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?
- De acordo com a carta, como foi a adesão popular ao movimento?
- Segundo o relato o que aconteceu?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre Iluminismo e o período histórico.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que a turma seja dividida em dois grupos, de forma que metade fique responsável por apresentar os motivos da cobrança de impostos no período colonial, as motivações da revolta de Vila Rica e a relação com as ideias iluministas, e a outra deve apresentar porque existe cobrança de impostos até hoje, qual o destino deles e refletir sobre a satisfação da população com a utilização de impostos pelo governo.
Os alunos podem escrever textos, gravar pequenos áudios ou vídeos ou produzir mini-cartazes apresentando as ideias em papel sulfite, folha de caderno ou digitais, feitos no Google Apresentações ou Google Docs, por exemplo.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem os cartazes, ou eles podem postar os textos, áudios ou vídeos nas redes sociais utilizando uma hashtag para divulgá-las.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.