Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, os dois documentos, o meme e o texto de Chambouleyron e os questionamentos propostos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- O que é revolta?
- Como nos sentimos quando estamos diante de uma situação que consideramos injusta?
- A qual grupo social Manuel Beckman pertencia?
- Quais eram seus possíveis interesses ao se envolver nessa revolta?
- Qual a posição de Beckman sobre a escravidão de indígenas e africanos?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe os dois documentos com as imagens e o texto sobre a Pirâmide de Beckman e os questionamentos propostos.
- Qual motivo teria levado a construção de um monumento em homenagem a Beckman?
- Por que essa construção não foi feita em outro local?
- Qual referência do passado se apaga com esta reconstrução?
- Qual referência do passado é valorizada com esta reconstrução?
- Por que o antigo pelourinho foi destruído e por quem?
- Podemos estabelecer uma relação entre o monumento desconstruído e aquele que foi construído sobre a sua antiga base?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações sobre a revolta ou o período histórico etc.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as suas respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem produzir os quadros e texto conjuntamente, utilizando um documento do Google Docs compartilhado pelo grupo no Google Drive, ou conversando por Whatsapp, por exemplo. Também podem fazer o quadro e o texto no caderno e enviar fotografias das produções.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os quadros comparativos e textos, ou eles podem enviá-las no grupo da sala pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive-os a compartilharem os textos com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.