Plano de Aula

Plano de aula: A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Cópia de trechos do artigo de opinião: SITE EDUCAÇÃO: Jogos podem auxiliar no aprendizado. Disponível em <http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizado-em-jogo>. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo de opinião e reconhecer as orações subordinadas adverbiais.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.



Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conseguem já perceber a diferença entre uma oração coordenada e uma subordinada. Relembre a relação de dependência que existe nas orações subordinadas denotadas pelo próprio sentido da palavra subordinação. Explique a eles que é o momento de produzirem com as orações subordinadas adverbiais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO