Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo o mundo das orações subordinadas adverbiais.

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Cópias do artigo Fonte: TOLEDO, Karina. Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa os pais. Estadão. 06 fev. 2011. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/noticias/geral,uso-excessivo-de-jogos-eletronicos-pela-geracao-digital-preocupa-pais-imp-,675835>. Antes de entregá-lo para a turma, você deve grifar todas as ocorrências de quando, onde, como, se, ainda, assim como, para, nunca. Se preferir, utilize outro texto que apresente uma série de orações subordinadas adverbiais.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo, bem como o uso das orações subordinadas adverbiais.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • A fim de levantar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte a eles: O que significa ser subordinado ao outro ou a alguma coisa? Espera-se que os alunos respondam que é ser dependente do outro.
  • A partir daí, explique aos alunos, que ao contrário das orações coordenadas (já vistas antes, pois já estão estudando as subordinadas), as orações subordinadas têm o sentido de ser dependente de outra oração, que essa relação de dependência será estudada, nesta aula, por meio das orações subordinadas adverbiais.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO