Atividade para impressão - Conto "O elevador"
Conto "O elevador"
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula os alunos devem ser motivados a praticar a leitura em voz alta, atentando para elementos não linguísticos da comunicação oral, como entonação, qualidade da voz, elocução e pausas e respiração, além de efeitos de sonoplastia. É importante deixá-los a par, desde o início, da finalidade desta aula: produzir um material de áudio com a gravação do conto lide por eles.
Materiais necessários:
Áudio “Nunca deixe as portas do armário abertas”.
STRAUSZ, Rosa Amanda. O elevador. In: Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Informações sobre o gênero:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000, pp. 21-34.
Dificuldades antecipadas: A produção deste material exigirá dos alunos organização para o trabalho em equipe, talvez seja difícil para eles a produção do material fragmentado para posterior inclusão em um todo. Além disso, pode ser uma dificuldade para os alunos a utilização de meios para-linguísticos como a entonação, a respiração e a qualidade da voz, além da sonoplastia.
Referências sobre o assunto:
CAMPBELL, Joseph; MOYERS, Bill. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Constr. psicopedag. vol.21 no. 22, São Paulo, 2013, pp. 26-45.
WISNIK, J.M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Tempo sugerido: 3 min
Orientações:
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).