Plano de Aula
Plano de aula: Roda de histórias de suspense e terror
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Nesta aula você deve levar para a sala de aula a experiência de ouvir e contar histórias. É importante que os alunos reflitam sobre elas e busquem compreendê-las como uma possibilidade de produção textual, de valorização da cultura local e de desenvolvimento da fala.
Materiais necessários: Existem várias versões para a lenda da Loira do banheiro disponíveis no ambiente online. Como sugestão, você pode encontrar uma dessas versões em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/essa-e-verdadeira-origem-da-loira-banheiro/>. Acesso em: 20 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é construído com a finalidade de provocar sensações relacionadas ao medo no leitor. Para tanto, apresenta histórias vinculadas à temáticas aterrorizantes para os seres humanos, sejam elas reais ou fantásticas.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer a oralidade como prática de linguagem que requer planejamento, expressão corporal e facial, mesmo quando se trata da fala improvisada.
Referências sobre o assunto:
BENICÁ, Fabiana Aparecida. Lenda urbana: uma proposta de ensino da oralidade. Dissertação (Mestrado em Letras), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, UNESP, 2018.
DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. Londrina: GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número 6 – ago-dez de 2008. Disponível em: <http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.inf.br/site/arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
LOPES, Carlos Renato. Em busca do gênero lenda urbana. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago. 2008.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, pp. 125-155.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Instigue os alunos, a partir da pergunta orientadora, a falarem sobre a lenda da loira do banheiro. Você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro.
- Explique que a história da loira do banheiro é uma lenda urbana e que as lendas urbanas são narrativas, em geral curtas, transmitidas, sobretudo, por meio da oralidade, de boca a ouvido. Geralmente as conhecemos por meio de outras pessoas, seja no ambiente familiar ou na escola, entre amigos.
- Ressalte que essa lenda urbana apresenta características que visam provocar no interlocutor sensações relacionadas ao medo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO