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Plano de Aula
Plano de aula: Modalização deôntica nos textos jurídicos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos jurídicos
Por: Caroline Costa Silva
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.
Materiais necessários: Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.
Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras, bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.
Referências sobre o assunto:
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, terão de selecionar algumas expressões modalizadoras para esses textos.
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