Plano de Aula

Plano de aula: Modalização na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Igualdade Racial

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos jurídicos

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: O professor deve fazer uma pesquisa sobre o tema da modalização para se inteirar do objeto de conhecimento. Ele precisará de computador, projetor, canetinha e cópias do artigo 5º da Constituição Federal, de trechos do Estatuto da Igualdade Racial e de trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dificuldades antecipadas: compreender o vocabulário dos textos jurídicos e entender o que é a modalização deôntica.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em:http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.
SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/ . Acesso em: 22 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, estudarão algumas peculiaridades dentro desses textos.

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