Plano de Aula

Plano de aula: Analisando situações de lucro ou prejuízo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo e receita.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo Sugerido: 2 min

Orientações: O professor deverá ler o objetivo no início da aula ou pedir a um aluno que leia. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos se eles sabem o que significa lucro ou prejuízo e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • Ideia do que seja Lucro ou Prejuízo;
  • Relembrar porcentagem;
  • Falar que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO